recent posts

Quais são os tecidos mais comuns usados em modeladores/cintas?


Outro dia em um comentário no grupo Waist Training Brasil vi um outro falando sobre o nome do tecido usado no modelador/cinta produzido pela pessoa e achei legal fazer um tópico reunindo os tecidos mais comuns usados.

Colocarei os que já vi por aí e conforme for descobrindo outros vou completando. Vamos lá:

Cotton

Tecido composto de 92% algodão e 8% elastano. O elastano é uma fibra sintética, que comprime. Também conhecida como lycra ou spandex


Cetinete

Tecido composto de 93% poliamida e 7% elastano. Tanto a poliamida quanto o elastano são sintéticos, por isso muitas vezes o modelador possui um forro em algodão.


detalhe apenas para ter ideia do tecido

( acredito que seja o tecido mais usado nas cintas que já existem no mercado - aliás não só cintas, como calcinhas e sutiãs.)


Cetinete Plus

Cetinete com alto poder de compressão com 330g/m². Tecido desenvolvido para confecção de shapewears (modeladores) ou peças que podem ser aplicadas com a finalidade de tratamentos médicos que exigem firmeza e suporte da pele. Sua construção é milimetricamente vazada, criando uma espécie de microporos permitindo a pele respirar.

Tecido composto de 90,2% poliamida e 9,8% elastano. Fabricante - Lycra® Beauty / Rosset Textil

cetinete plus - ref. 733 - no azul da pra ver melhor os microporos ;) 
cetinete plus - ref. 733
cetinete plus - ref. 733 / imagem da internet

Cetinete com Emana

Neste tecido há uma poliamida especial, chamada Emana, produzido pela Rhodia. Este tecido cheio de tecnologia possui cristais bioativo, que em contato com a pele por mais de 6h, absorvem o calor emitido pelo corpo e o transforma em raios infravermelhos longos. Esses raios interagem com o corpo estimulando a microcirculação sanguínea e promovendo o equilíbrio térmico, inclusive durante a prática de exercícios. Melhorando a microcirculação, o Emana equilibra também a quantidade de lactato nos músculos, substância responsável pela dor e desconforto, principalmente após a prática de exercícios, garante o fabricante.


Cetinete Power

Tecido composto por 72,8 % Poliamida, 27,2 % Elastano. Tanto a poliamida quanto o elastano são sintéticos.


Shapewear Rosset

Esta é uma linha de tecidos da empresa Rosset Textil apropriada para peças alta compressão. Segundo o fabricante atendendo diversos níveis de compressão (média e alta) sem perder o conforto.

Manatex Textil - 24% Elastano

Modelare

O Tecido Modelare desenvolvido pela Manatex Textil, segundo o fabricante, é ideal para a moda íntima e para peças de shapewear devido a sua alta compressão. Com 24% de elastano, esse tecido pode ser utilizado em calcinhas, cintas modeladoras, bodies, modeladores, peças pós-cirúrgicas e peças para gestantes.

Látex

Nome que se dá ao produto extraído da seiva da árvore seringueira (Hevea brasiliensis). É usado na manufatura da borracha, sendo encontrado nos mais diversos artigos de uso diário. Algumas pessoas podem ter ou desenvolver alergia ao látex, não possui a mesma compressão que o cetinete e por não possuir microporos como outros tecidos mais tecnológicos e mais apropriados para cintas, não deixa a pele respirar.

>> O látex NÃO deixa sua pele respirar <<


Cinta de Látex. A maioria que já li que disse que teve uma cinta destas, fala que fica com cheiro de pneu no corpo 😅 Tenso!


Neoprene

Combinação de uma fatia de borracha expandida sob alta pressão e temperatura, revestida de tecido dos dois lados ou de apenas um.

( este tecido vi que usam mais nestas cintas que a maioria usa pra ir na academia, para atividades físicas - mas lógico que devem ter outras que usam outros tecidos... )

cinta de neoprene

Curiosidade

O neoprene é muito utilizado também em roupas para esportes aquáticos. Sua utilização na confecção de roupas de mergulho foi iniciada no começo da década de 1950, quando Hugh Bradner, que na época trabalhava para a Marinha dos Estados Unidos teve a idéia de que uma fina camada de água aprisionada poderia funcionar como um isolante.

O Neoprene, marca registrada da DuPont, desenvolvido pelos pesquisadores Arnold Collins e Wallace Carothers e introduzido no mercado mundial por volta de 1931, sob o nome de "DuPrene". Basicamente é conseguido através da polimerização em emulsão aquosa entre o butadieno e o gás clorídrico, algumas vezes com modificadores e estabilizadores da estrutura polimérica.

📌 Só lembrando que obviamente além do tecido, da estrutura, uma BOA MODELAGEM vão proporcionar que nossa silhueta fique modelada de forma harmônica com o uso da peça.  Confira a dica logo abaixo...

◉ Leia Também

Que detalhes seriam interessantes ver num modelador/cinta antes de comprá-lo?


[ update 07/05/18 ] Recebi uma informação super interessante de uma profissional e achei legal deixar aqui o print de um trecho do papo:


Só para ter uma idéia da diferença entre estes elásticos:

Elástico modelador Tekla - ref. Nova York- Composição: 90% Poliéster 10% Elastano.
Elástico Tekla mara
Não consegui uma imagem melhor deste segundo, mas a TRAMA dos dois é BEMMMMM diferente entre si. O primeiro, ortopédico, segundo a profissional que conversou comigo, ele é bem mais firme e inclusive difícil para trabalhar.

Cetinete é o tecido da cinta. Post sobre tecidos, clique aqui.


[ update 05/08/20 ] Vi num grupo que uma moça tirou a foto da etiqueta de uma versão atual de modelador mais estruturado, inclusive já mencionado aqui no blog (clique aqui). Por mais pessoas que fazem isso! Assim a gente aqui fica ligada na composição do tecido...

Conforme for achando de outros ou dos principais que o pessoal está usando para o Waist Training vou completando aqui. 👍

Elastique • Madame Sher

como a etiqueta deste modelador é transparente, fica o registro: 91% poliamida e 9% elastano | Modelling • Akarole

Curvet • Ferrer Corsets

mais uma etiqueta de um modelador estruturado para coleção - cetinete da Rosset | Cinta Estruturada • Valeria Franco

mais uma do mesmo fabricante do modelador estruturado da etiqueta de cima - uma versão com mais elastano

NOTA: Vale deixar um detalhe importante para acrescentar, além da porcentagem de cada item da composição do tecido temos ainda a GRAMATURA. Em tecidos, quanto maior for a gramatura de um tecido mais suave e macio será o seu toque. Não basta ter um tecido que super comprima, que tem menos elastano, fino que pode esgarçar com pouco tempo de uso e sem ter também uma boa modelagem. Veja que realmente não tem como fugir, quem tem interesse tem que analisar o todo da peça e não ficar presa, em por exemplo, só ficar olhando na porcentagem da composição do tecido, afinal, no mercado temos inúmeras cintas com um SUPER TECIDO de alta qualidade que mais parece um tubo + sobre, clique aqui.
Quais são os tecidos mais comuns usados em modeladores/cintas? Quais são os tecidos mais comuns usados em modeladores/cintas? Reviewed by Iris on Rating: 5

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Com certeza o Google pode te responder esta melhor que eu. Digite a mesma pergunta que fez aqui no campo de pesquisa do Google - www.google.com.br.

      Lojas de tecidos/aviamentos tem por todo o Brasil e fica difícil te indicar o lugar certeiro ou mesmo um site que entregue na sua região.

      Excluir
  2. JÁ TENHO UM COMPRADOR E NEM SEI NADA SOBRE CINTAS. SOU MODELISTA E DISGNE, PRECISO APRENDER TUDO SOBRE CINTAS= TEM INDICAÇÃO DE CURSOS cristina.milliekids@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Comprador do que? Se você se refere ao comentário anterior seria mais inteligente da sua parte entrar em contato com o email fornecido por ela para ter a informação que deseja. Comentar aqui para ela e ainda anonimamente não terá muito resultado.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.