recent posts

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Ontem, em um comentário de um grupo de modeladores, vi um membro indicando uma marca de uma cinta que até então eu não conhecia. Curiosa que sou, fui no Instagram e no Facebook da marca e para minha surpresa dei de cara com 4 textos e em outro, apenas parte de um texto de uma resenha que fiz aqui no blog tinham sido copiados. Além disso, ao menos outros 5 conteúdos da marca Fitt Club tinham sido copiados na integra (imagem, texto e até as hashtags). Nos textos copiados, onde citava alguma marca de um modelador, era trocado pela marca desta cinta.

Desde a criação deste blog, na lateral dele, tem um selo do Creative Commons (CC) que é uma entidade sem fins lucrativos criada para promover mais flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais.


No caso deste blog, quem quiser utilizar o conteúdo daqui, tem que seguir os seguintes termos:

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

Sem Derivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

Printei tudo, peguei todos os links das publicações copiadas e das originais aqui do blog. Antes de tomar qualquer medida radical, resolvi entrar em contato pelo WhatsApp da empresa e assim o fiz solicitando a remoção das publicações. Foi aí que, vou resumir, a pessoa disse que se identificou com o texto do blog, posteriormente falou que não era ela que fazia a gestão das redes da empresa. Expliquei sobre que mesmo que tivesse havido uma identificação pessoal, os textos possuíam direitos, comentei que estava claro no blog… foi então que a pessoa fala algo como:

- Se eu colocar os créditos, você me autoriza a usá-los?

Na hora que li aquilo, pensei: Que interessante o pensamento desta pessoa. Ela usa meu conteúdo para promover as 2 contas das redes sociais da empresa/produto dela, meu conteúdo traz likes e engajamento para os perfis da empresa/produto, usa meu conteúdo para por tabela VENDER o produto. E a proposta que se faz é “Se eu te der os créditos posso usar?”.

Inacreditável, não é mesmo?! Contratar um redator para fazer textos autorais para a empresa/produto pra que, né?! Tantas empresas por aí gastando os tubos com Marketing de Conteúdo! Logicamente, até pelos termos bem claros aqui no blog, minha resposta foi: não!

Por fim, minha solicitação foi atendida e resolvi escrever sobre este episódio até como alerta para outras pessoas, aliás, outras empresas/produtos que queiram usar do conteúdo aqui do blog e por ventura não ficaram atentas no selinho do Creative Commons (CC) na lateral dele.

Enfim, é isso! Até! 💋
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.