Ontem, em um comentário de um grupo de modeladores, vi um membro indicando uma marca de uma cinta que até então eu não conhecia. Curiosa que sou, fui no Instagram e no Facebook da marca e para minha surpresa dei de cara com 4 textos e em outro, apenas parte de um texto de uma resenha que fiz aqui no blog tinham sido copiados. Além disso, ao menos outros 5 conteúdos da marca Fitt Club tinham sido copiados na integra (imagem, texto e até as hashtags). Nos textos copiados, onde citava alguma marca de um modelador, era trocado pela marca desta cinta.
Desde a criação deste blog, na lateral dele, tem um selo do Creative Commons (CC) que é uma entidade sem fins lucrativos criada para promover mais flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais.
No caso deste blog, quem quiser utilizar o conteúdo daqui, tem que seguir os seguintes termos:
Printei tudo, peguei todos os links das publicações copiadas e das originais aqui do blog. Antes de tomar qualquer medida radical, resolvi entrar em contato pelo WhatsApp da empresa e assim o fiz solicitando a remoção das publicações. Foi aí que, vou resumir, a pessoa disse que se identificou com o texto do blog, posteriormente falou que não era ela que fazia a gestão das redes da empresa. Expliquei sobre que mesmo que tivesse havido uma identificação pessoal, os textos possuíam direitos, comentei que estava claro no blog… foi então que a pessoa fala algo como:
- Se eu colocar os créditos, você me autoriza a usá-los?
Na hora que li aquilo, pensei: Que interessante o pensamento desta pessoa. Ela usa meu conteúdo para promover as 2 contas das redes sociais da empresa/produto dela, meu conteúdo traz likes e engajamento para os perfis da empresa/produto, usa meu conteúdo para por tabela VENDER o produto. E a proposta que se faz é “Se eu te der os créditos posso usar?”.
Inacreditável, não é mesmo?! Contratar um redator para fazer textos autorais para a empresa/produto pra que, né?! Tantas empresas por aí gastando os tubos com Marketing de Conteúdo! Logicamente, até pelos termos bem claros aqui no blog, minha resposta foi: não!
Por fim, minha solicitação foi atendida e resolvi escrever sobre este episódio até como alerta para outras pessoas, aliás, outras empresas/produtos que queiram usar do conteúdo aqui do blog e por ventura não ficaram atentas no selinho do Creative Commons (CC) na lateral dele.
Enfim, é isso! Até! 💋
Desde a criação deste blog, na lateral dele, tem um selo do Creative Commons (CC) que é uma entidade sem fins lucrativos criada para promover mais flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais.
No caso deste blog, quem quiser utilizar o conteúdo daqui, tem que seguir os seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Printei tudo, peguei todos os links das publicações copiadas e das originais aqui do blog. Antes de tomar qualquer medida radical, resolvi entrar em contato pelo WhatsApp da empresa e assim o fiz solicitando a remoção das publicações. Foi aí que, vou resumir, a pessoa disse que se identificou com o texto do blog, posteriormente falou que não era ela que fazia a gestão das redes da empresa. Expliquei sobre que mesmo que tivesse havido uma identificação pessoal, os textos possuíam direitos, comentei que estava claro no blog… foi então que a pessoa fala algo como:
- Se eu colocar os créditos, você me autoriza a usá-los?
Na hora que li aquilo, pensei: Que interessante o pensamento desta pessoa. Ela usa meu conteúdo para promover as 2 contas das redes sociais da empresa/produto dela, meu conteúdo traz likes e engajamento para os perfis da empresa/produto, usa meu conteúdo para por tabela VENDER o produto. E a proposta que se faz é “Se eu te der os créditos posso usar?”.
Inacreditável, não é mesmo?! Contratar um redator para fazer textos autorais para a empresa/produto pra que, né?! Tantas empresas por aí gastando os tubos com Marketing de Conteúdo! Logicamente, até pelos termos bem claros aqui no blog, minha resposta foi: não!
Por fim, minha solicitação foi atendida e resolvi escrever sobre este episódio até como alerta para outras pessoas, aliás, outras empresas/produtos que queiram usar do conteúdo aqui do blog e por ventura não ficaram atentas no selinho do Creative Commons (CC) na lateral dele.
Enfim, é isso! Até! 💋
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Reviewed by Iris
on
Rating:
Nenhum comentário: