O texto a seguir é um pouco polêmico. Muita gente, embora esteja bem evidente, não entende o público para qual ele foi feito.
Se você é uma pessoa que está com sobrepeso ou mesmo quer perder uns kilos e acha que usar algo apertado fará você emagrecer, leia o texto inteiro a seguir. Caso você tem a consciência que milagres não existem, sabe que exercícios, alimentação e uma vida saudável são a chave em se tratando de gordura e não uma peça que vai apertar seu corpo, por favor, amplie seus conhecimentos e vá direto para os prints e links complementares bem no final deste tópico.
"Se tem uma coisa que nunca podemos duvidar é da capacidade invencionista humana! Vou tentar usar um pouco da lógica para esclarecer essa fuleragem. Para ser “perdida”, a gordura precisa passar por dois processos: quebra (lipólise) e queima (oxidação). Em geral, esses processos são determinados por fatores químicos, como a ativação da lipase hormônios sensível para promover a quebra e ativação das vias lipolíticas para promover a queima. De vez em quando aparecem fatores que prometem atuar em uma das vias, como as injeções de enzimas, as massagens e os congelamentos que prometem quebrar gordura. Mas, em primeiro lugar, essas coisas, em geral, não conseguem quebrar a gordura. Em segundo, mesmo se a gordura for quebrada, você precisará queimar ela, do contrário ela voltará a ser gordura novamente, entende? Do contrário estará enxugando gelo!
Mas o mais assustador é ver a promessa de sumir com a gordura por meio do aquecimento, como se você pudesse fritar o toucinho da barriga. Tá, e se desse certo? Ele a gordura iria para onde? Para a Ilha de Lost?? Vamos brincar de lógica. Coloque uma panela com 100ml água e uma panela com 100ml de óleo no fogão e ligue os fogos na mesma intensidade. Quem vai evaporar primeiro? Aliás, quem vai evaporar? A água! Seu músculo é composto de 75% de água enquanto a gordura á hidrofóbica, então a desidratação iria fazer seu músculo sofrer, mas sua gordura não ia se incomodar. Outra questão lógica, a aceleração do metabolismo é associada à elevação da temperatura interna. Desse modo, o hiperaquecimento levaria a uma redução no metabolismo com redução no processo de queima de gordura, já que não precisaria aquecer e sim resfriar (por isso você transpira).
Então, queridos, você pode congelar a gordura, apertar ela, passar cremes, enrolar ela em plásticos ou cintas, você pode até peidar num travesseiro e colocar na cara dela... que ela não vai embora! A única forma disso acontecer é você ativar os processos de lipólise e oxidação de gordura que, lindamente, são ativados por atividades de alta intensidade! Ponto final!"
autor: Paulo Gentil
fonte: Texto • Página no facebook do Paulo Gentil
• PARA ONDE VAI A GORDURA QUANDO FAÇO TIGHT LACING?
Uma publicação que criei em 2013 sobre o assunto retomando o que já tinha publicado contando minha experiência em 2007 durante meu TL. No final da publicação você encontra inúmeros complementos inclusive estes que estão aqui também.
• O que são tecidos moles?
• Procurando cinta/modelador para barriga? Leia antes aqui!
• Are fat cell are forever? (2017)
Células de gordura duram para sempre? Pergunta e resposta publicada em Fevereiro/2017 no blog WELL do NYTIMES
"Usually when old ones die, they are replaced by new fat cells." said Dr. Michael Jensen, an endocrinologist and obesity researcher at the Mayo Clinic...so although about 10 percent of adipocytes die each year, they’re replaced at the same rate."
Geralmente quando uma célula adiposa velha morre, elas são REPOSTAS POR NOVAS CÉLULAS DE GORDURA... embora cerca de 10% dos adipócitos morram a cada ano, ELES SÃO SUBSTITUÍDOS NA MESMA TAXA.
• Body girdle reduced fat deposition and altered other body parameters in rats. (2015)
Dica do texto da Rose Sathler, que inclusive tem um texto sobre o assunto no blog da grife dela (link logo abaixo).
• Se eu usar modelador / cinta mais estruturado por um tempo o resultado será permanente?
• Tight Lacing e Saúde
A Rose, corsetmaker da grife Rose Sathler fez um texto para falar sobre o estudo "Body girdle reduced fat deposition and altered other body parameters in rats". Para isso, logicamente, ela chamou um profissional da área, o Dr. Igor Luchini Baptista, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado na Universidade da California, San Diego e Universidade de São Paulo. Além disso, o Dr. Igor Luchini Baptista, possui experiência na área de Morfologia e Histologia, com ênfase em biologia celular e molecular do músculo esquelético.
Fica abaixo também o print do texto todo, caso o link acima saia do ar.
• GORDURA VISCERAL = gordura entre os órgãos = gordura dura
Cintas/modeladores mesmo que mais estruturados NÃO VÃO MODELAR, MUITO MENOS ELIMINAR GORDURA ENTRE SEUS ÓRGÃOS. A gordura visceral é danosa para o corpo e deve ser eliminada com reeducação alimentar - dieta - exercícios físicos.
Converse com seu endocrinologista ou mesmo seu nutricionista e faça os exames adequados para verificar se seu caso é GORDURA VISCERAL.
• Estudo mostra que células adiposas morrem e são substituídas (2008)
Texto de 2008 publicado no NYTimes. Este estudo é referência no assunto. Feito pela Dra. Kirsty L. Spalding, bióloga celular do Instituto Karolinska na Suécia. (texto em português, clique aqui)
• Adpócitos Gordos e Magros
texto de Drauzio Varella
"O número de células do tecido adiposo aumenta gradativamente durante a infância e adolescência, para se tornar estável na vida adulta. Nessa fase, morrem anualmente cerca de 10% dos adipócitos, mortes compensadas pela formação de células novas.
A perda ou ganho de peso está relacionada menos com o número e mais diretamente com o tamanho dos adipócitos, que armazenarão quantidades menores ou maiores de gordura, respectivamente.
Mesmo nos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, que chegam a emagrecer 40 kg ou mais, o número de adipócitos tende a permanecer constante. Nesses casos, a redução de peso é explicada pela diminuição do tamanho celular e do conteúdo de gordura em seu interior.
Por razões óbvias, a lipossucção reduz o número de adipócitos. Os estudos, no entanto, mostram que depois de um ano o peso perdido é recuperado. Não está claro se o ganho se deve à produção de novos adipócitos ou ao aumento de volume dos que sobraram.
Pessoas obesas e as que engordam rapidamente formam mais adipócitos. O fenômeno oposto não ocorre, no entanto: no emagrecimento, as células que armazenam gordura não morrem, apenas diminuem de tamanho, característica que explica a facilidade para recuperar os quilos perdidos.
Como os adipócitos secretam proteínas e hormônios que interferem com o gasto energético do organismo, é provável que a redução de seu tamanho provoque a liberação de mediadores capazes de aumentar o apetite e facilitar a lipogênese – a síntese de ácidos graxos e triglicérides que serão armazenados no fígado e no tecido adiposo.
A gordura não se acha distribuída pelo corpo de maneira uniforme.
Nos adultos, tende a acumular-se na região da bacia e das coxas, dando à silhueta a forma de pera (mais frequente nas mulheres) ou ao redor da cintura (forma de maçã, mais comum nos homens).
O acúmulo mais perigoso é o que se forma na cintura, porque está associado também a depósitos localizados entre as vísceras (fígado, pâncreas e rins, principalmente), condição que eleva o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, refluxo gastroesofágico e apneia do sono, entre outras patologias.
Geralmente ligado à idade, esse acúmulo excessivo ocorre por fatores genéticos, pela perda da capacidade de formar adipócitos saudáveis nos depósitos subcutâneos de gordura ou pela dificuldade de orientar a deposição de tecido gorduroso de forma homogênea, quando o ganho rápido de peso sobrecarrega o sistema.
A medida do diâmetro da cintura é o parâmetro empregado na clínica para estimar os riscos associados à gordura visceral. A maioria dos autores estima que a cintura dos homens não deve ultrapassar 94 cm; e que a das mulheres deve ficar abaixo de 80 cm.
O risco cardiovascular fica especialmente elevado em mulheres com circunferências acima de 88 cm, e em homens acima de 102 cm.
Estudo recente revelou que a exérese cirúrgica da gordura visceral não melhora as condições metabólicas do indivíduo, objetivo só alcançado através da dieta e da atividade física.
Os exercícios exercem seu efeito benéfico, ao aumentar a capacidade do tecido adiposo em queimar calorias. Pelo menos em parte, essa função é mediada por um hormônio descoberto em 2012, a irisina, presente em sedentários, mas em concentrações bem mais altas naqueles que se exercitam.
Estudos mostram que a irisina, produzida durante as contrações musculares, cai na circulação sanguínea e se distribui pelos diversos tecidos, entre os quais o adiposo. Nele, inicia uma série de processos bioquímicos que transformam gordura branca em gordura de cor marrom, metabolicamente mais ativa, capaz de aumentar o gasto energético.
A cor marrom se deve à presença no interior de suas células de grande número de mitocôndrias, as organelas intracelulares responsáveis pela produção de energia.
Encontrada em maiores quantidades na infância, a produção de gordura marrom decresce com a idade; sobra pouco dela na vida adulta, localizada na parte superior do tronco e no pescoço.
Portanto, leitor, se você deseja perder peso, não há alternativa: aumente a atividade física e pare de comer tudo o que lhe oferecem."
ps.: pelo que percebi o texto do Drauzio teve referência nestes publicados no NYTimes.
• Apoptose e Metabolismo da Gordura
texto Sher Leandra Rios (corsetmaker/estilista da grife Madame Sher Corsets). Caso o quadro com o artigo não abrir logo abaixo, veja o print 2017 - clique aqui.
• O corpo pode acumular mais gordura em outros lugares mais propensos ao acúmulo que não foram pressionados por uma peça de alta compressão?
• Dr. Rey, cirurgião plástico de fama midiática, foco na parte 5:00 do vídeo. Vale a pena dar um olhada no video inteiro pra entender já que ele fala de uma maneira mais fácil pro leigo. E antes de se empolgar na informação é óbvio que se você se colocar dentro de uma cinta tubão seu corpo ficará da mesma forma. Caso o vídeo não aparece logo abaixo, clique aqui ou aqui. Se quiser ver quais detalhes ver num modelador/cinta antes de comprá-lo, clique aqui.
• Assessment of Girth and abdominal fat reduction in people using an abdominal slimming system (2016)
• Does the waistband on my pants affect the place of fat storage?
• 'Just chill?' Relaxing can make you fatter (2011). Alguns trechos abaixo:
"A sabedoria convencional diz que o exercício é a chave para a perda de peso. Mas agora, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv estão revelando que a vida como um saco de batata, esticado na frente da TV, pode realmente ser "inatividade ativa" - e fazer com que você ganhe peso.
Essa inatividade, na verdade, estimula o organismo a criar novas gorduras nas células de gordura, diz o Prof. Amit Gefen, do Departamento de Engenharia Biomédica da TAU. Junto com o Ph.D. Naama Shoham, o professor Gefen mostrou que as células pré-adipócitas - as precursoras das células adiposas - se transformam em células adiposas mais rapidamente e produzem mais gordura quando submetidas a períodos prolongados de "cargas mecânicas" - o peso que colocamos nos nossos tecidos corporais quando nos sentamos ou nos deitamos.
A pesquisa, que foi publicada no American Journal of Physiology - Cell Physiology, demonstra outro efeito prejudicial de um estilo de vida moderno e sedentário, observa o Prof. Gefen. "A obesidade é mais do que apenas um desequilíbrio de calorias. As células em si também respondem ao ambiente mecânico. As células de gordura produzem mais triglicerídeos e, em um ritmo mais rápido, quando expostas ao alongamento estático." ..."
"Prof. Gefen, que investiga feridas crônicas que atormentam pacientes acamados ou em cadeira de rodas, observa que a atrofia muscular é um efeito colateral comum da inatividade prolongada. Estudando imagens de ressonância magnética do tecido muscular de pacientes paralisados por lesões na medula espinhal, ele percebeu que, ao longo do tempo, linhas de células adiposas estavam invadindo os principais músculos do corpo. Isso estimulou uma investigação sobre como a carga mecânica - a quantidade de força colocada em uma área particular ocupada pelas células - poderia estar estimulando o tecido adiposo a se expandir."
... "Parece que longos períodos de carga mecânica estática e alongamento, devido ao peso do corpo quando sentado ou deitado, tem um impacto sobre o aumento da produção de lipídios."
"Essas descobertas indicam que precisamos levar em conta o ambiente mecânico de nossas células, bem como prestar atenção às calorias consumidas e queimadas, acredita o Prof. Gefen. Embora existam casos extremos, como pessoas confinadas a cadeiras de rodas ou leitos devido a condições médicas, muitos de nós vivemos um estilo de vida muito sedentário, passando a maior parte do dia atrás de uma mesa. Mesmo alguém com dieta saudável e hábitos de exercício será afetado negativamente por longos períodos de inatividade."
• Caso você encontre um artigo científico sobre o que de fato acontece com as células adiposas no corpo humano sobre pressão através de uma peça com elastano, já vão umas dicas de como ler um artigo científico, clique aqui - rs.
• " O excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que ESTIMULAM A PROLIFERAÇÃO CELULAR E INIBEM A APOPTOSE (morte programada das células) ..."
fonte: site INCA, clique aqui
• Achei esta imagem abaixo no Facebook e achei válido colocar aqui. Mostra aquela gordura que nem Corset nem modelador vão resolver (modelar)! Portanto SE CUIDE!!!! É a sua saúde em jogo!
GORDURA VISCERAL - texto do Dr. Victor Sorrentino
" O post de hoje é para você que está ou conhece alguém que está com uma barriga um tanto avantajada e a cintura grossa. Esses dois fatos são grandes sinais de que exista acúmulo de gordura visceral!
Esse tipo de gordura é considerado o mais perigoso. Se caracteriza pelo armazenamento de tecido adiposo intra-abdominal.
Mas o que quer dizer isso? Quer dizer que estamos falando de uma gordura bem profunda, que fica lá embaixo da gordura subcutânea. Ela envolve alguns órgãos como rins e fígado.
Em pessoas obesas é bem mais fácil de notar, mas qualquer pessoa pode ter esse excesso de gordura visceral.
O perigo mora no fato de que essas células de gordura são capazes de modificar o modo de funcionamento do corpo. E o excesso de gordura visceral aumenta os riscos de diversos problemas sérios como câncer, diabetes, acidente vascular encefálico, diabetes e doenças cardíacas.
Também pode aumentar as chances de desenvolver outros quadros bem chatos como depressão, demência, distúrbios do sono. Disfunções sexuais também entram nessa lista.
A gordura está intimamente envolvida nos processos fisiológicos do corpo. Ela produz hormônios e outras substâncias. Este excesso de gordura estimula a produção de citoquinas.
Citoquinas são substâncias pró-inflamatórias que, em choque com os hormônios, desequilibram muitos sistemas, como os que regulam o humor, função cerebral, peso, bem-estar e até o apetite. Portanto cuidado com o acúmulo de gordura visceral, ele pode bagunçar muito a sua saúde!"
• Forma de Medir Peso está Ultrapassada
"A ciência acaba de fazer um alerta muito sério: esqueça a ditadura da balança! Pesquisadores explicam que pessoas consideradas magras também podem ter excesso de gordura e estarem no mesmo grupo de risco que uma pessoa gorda."
• Sobre modeladores e cintas emagrecerem
_______________
19/07/17 - Achei interessante deixar este registro que vi, ele mostra claramente o cuidado que deve ser tomado ao passar informações.
A usuária de um modelador/cinta mais estruturado explicando para uma amiga o que era a peça. Fica claro que houve uma assimilação T-O-T-A-L-M-E-N-T-E equivocada de algumas informações passadas inclusive pelo próprio fabricante do modelador/cinta - embora, o mesmo fabricante, em alguns anúncios pagos por ele nas redes sociais relaciona a redução de gordura ao uso da peça de compressão, além do costume de usar termos mais técnicos e truncados para se comunicar com a massa, atual público deles.
Pois bem, a usuária associa o uso do modelador/cinta mais estruturado ao EMAGRECIMENTO NATURAL :/ outro ponto é que a peça em questão concentra a pressão na CINTURA e não na barriga.
A gordura subcutânea (pq a visceral como já vimos nem passa perto) é MODELADA e a retenção de líquidos melhora, mas no entendimento dela você emagrece naturalmente. Comprou o produto sem ter a noção REAL do que ele faz verdadeiramente no corpo. E a informação truncada será passada para frente num ciclo sem fim... Uma pena!
• Quais os perigos de acumular gordura visceral?
Video longo mas explica bem facinho sobre as diferenças entre acumular gordura na barriga (visceral) e nas demais partes do corpo (subcutânea).
Se você é uma pessoa que está com sobrepeso ou mesmo quer perder uns kilos e acha que usar algo apertado fará você emagrecer, leia o texto inteiro a seguir. Caso você tem a consciência que milagres não existem, sabe que exercícios, alimentação e uma vida saudável são a chave em se tratando de gordura e não uma peça que vai apertar seu corpo, por favor, amplie seus conhecimentos e vá direto para os prints e links complementares bem no final deste tópico.
"Se tem uma coisa que nunca podemos duvidar é da capacidade invencionista humana! Vou tentar usar um pouco da lógica para esclarecer essa fuleragem. Para ser “perdida”, a gordura precisa passar por dois processos: quebra (lipólise) e queima (oxidação). Em geral, esses processos são determinados por fatores químicos, como a ativação da lipase hormônios sensível para promover a quebra e ativação das vias lipolíticas para promover a queima. De vez em quando aparecem fatores que prometem atuar em uma das vias, como as injeções de enzimas, as massagens e os congelamentos que prometem quebrar gordura. Mas, em primeiro lugar, essas coisas, em geral, não conseguem quebrar a gordura. Em segundo, mesmo se a gordura for quebrada, você precisará queimar ela, do contrário ela voltará a ser gordura novamente, entende? Do contrário estará enxugando gelo!
Mas o mais assustador é ver a promessa de sumir com a gordura por meio do aquecimento, como se você pudesse fritar o toucinho da barriga. Tá, e se desse certo? Ele a gordura iria para onde? Para a Ilha de Lost?? Vamos brincar de lógica. Coloque uma panela com 100ml água e uma panela com 100ml de óleo no fogão e ligue os fogos na mesma intensidade. Quem vai evaporar primeiro? Aliás, quem vai evaporar? A água! Seu músculo é composto de 75% de água enquanto a gordura á hidrofóbica, então a desidratação iria fazer seu músculo sofrer, mas sua gordura não ia se incomodar. Outra questão lógica, a aceleração do metabolismo é associada à elevação da temperatura interna. Desse modo, o hiperaquecimento levaria a uma redução no metabolismo com redução no processo de queima de gordura, já que não precisaria aquecer e sim resfriar (por isso você transpira).
Então, queridos, você pode congelar a gordura, apertar ela, passar cremes, enrolar ela em plásticos ou cintas, você pode até peidar num travesseiro e colocar na cara dela... que ela não vai embora! A única forma disso acontecer é você ativar os processos de lipólise e oxidação de gordura que, lindamente, são ativados por atividades de alta intensidade! Ponto final!"
autor: Paulo Gentil
fonte: Texto • Página no facebook do Paulo Gentil
Paulo Gentil é doutor em Ciências da Saúde. Autor do livros "Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas" e "Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia"
Leia mais sobre retenção de líquidos x peças de alta compressão, clique aqui. |
NOTA: Já li inúmeras teorias do tipo que o uso destas peças de alta compressão com o tempo "aumenta os seios e o bumbum" com o se isso acontecesse com todas porque a "gordura ANDA pelo corpo", lamento dizer quem acredita nisso, MAS isso está bem longe da realidade, aliás longe não, mas colocado de forma equivocada.Na grande maioria dos casos que já vi é algo totalmente visual, a partir do momento que você diminui a parte da cintura visualmente falando, os seios e o quadril terão aparência bem mais larga que o seu normal. Há também o fato da POSTURA, quando você coloca um corset por exemplo ou mesmo uma cinta modeladora bem estruturada, não tem como, automaticamente você fica mais reta e seus seios ficarão digamos mais "notáveis" e inclusive sua barriga não ficará tão saltada. Nada disso tem a ver também com a gordura "ANDAR" pelo corpo, o tecido adiposo (gordura) não tem este poder de movimento, mas ele é "MOLDÁVEL", a célula adiposa incha e desincha.Quando usamos peças de alta compressão ela acaba "amassando" o tecido adiposo e melhorando muito a parte da retenção de líquidos por isso esta parte do uso é rapidamente notada por diversas usuárias, principalmente na região dos flancos e até das costas.A gordura diminui em tamanho/volume ela se molda, a gordura pode até morrer (e mesmo quem afirma isso com afinco relacionado a pressão que os modeladores/cintas fazem no corpo não sabe mensurar o tempo para isso acontecer pois não existem estudos sobre isso feito em seres humanos) mas saiba que (como poderá ver mais abaixo em prints) alguns estudos indicam que a gordura que morreu é substituída, ou seja, a medida que ela morre seu corpo faz com que uma outra surja, ou no mesmo lugar onde morreu ou em outro ponto do seu corpo onde você tem mais propensão em acumular gordura.RESUMINDO: Se você é uma pessoa REALMENTE esperta e quer realmente resolver o acúmulo de gordura no seu corpo, cuide da sua alimentação e faça exercícios, isso é para seu próprio bem hoje e no futuro.
◉ Prints e Links Complementares
• PARA ONDE VAI A GORDURA QUANDO FAÇO TIGHT LACING?Uma publicação que criei em 2013 sobre o assunto retomando o que já tinha publicado contando minha experiência em 2007 durante meu TL. No final da publicação você encontra inúmeros complementos inclusive estes que estão aqui também.
• O que são tecidos moles?
• Procurando cinta/modelador para barriga? Leia antes aqui!
• Are fat cell are forever? (2017)
Células de gordura duram para sempre? Pergunta e resposta publicada em Fevereiro/2017 no blog WELL do NYTIMES
"Usually when old ones die, they are replaced by new fat cells." said Dr. Michael Jensen, an endocrinologist and obesity researcher at the Mayo Clinic...so although about 10 percent of adipocytes die each year, they’re replaced at the same rate."
Geralmente quando uma célula adiposa velha morre, elas são REPOSTAS POR NOVAS CÉLULAS DE GORDURA... embora cerca de 10% dos adipócitos morram a cada ano, ELES SÃO SUBSTITUÍDOS NA MESMA TAXA.
• Body girdle reduced fat deposition and altered other body parameters in rats. (2015)
Dica do texto da Rose Sathler, que inclusive tem um texto sobre o assunto no blog da grife dela (link logo abaixo).
• Se eu usar modelador / cinta mais estruturado por um tempo o resultado será permanente?
• Tight Lacing e Saúde
A Rose, corsetmaker da grife Rose Sathler fez um texto para falar sobre o estudo "Body girdle reduced fat deposition and altered other body parameters in rats". Para isso, logicamente, ela chamou um profissional da área, o Dr. Igor Luchini Baptista, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado na Universidade da California, San Diego e Universidade de São Paulo. Além disso, o Dr. Igor Luchini Baptista, possui experiência na área de Morfologia e Histologia, com ênfase em biologia celular e molecular do músculo esquelético.
Fica abaixo também o print do texto todo, caso o link acima saia do ar.
• GORDURA VISCERAL = gordura entre os órgãos = gordura dura
Cintas/modeladores mesmo que mais estruturados NÃO VÃO MODELAR, MUITO MENOS ELIMINAR GORDURA ENTRE SEUS ÓRGÃOS. A gordura visceral é danosa para o corpo e deve ser eliminada com reeducação alimentar - dieta - exercícios físicos.
Converse com seu endocrinologista ou mesmo seu nutricionista e faça os exames adequados para verificar se seu caso é GORDURA VISCERAL.
print - VIX VIVA |
• Estudo mostra que células adiposas morrem e são substituídas (2008)
Texto de 2008 publicado no NYTimes. Este estudo é referência no assunto. Feito pela Dra. Kirsty L. Spalding, bióloga celular do Instituto Karolinska na Suécia. (texto em português, clique aqui)
• Adpócitos Gordos e Magros
texto de Drauzio Varella
"O número de células do tecido adiposo aumenta gradativamente durante a infância e adolescência, para se tornar estável na vida adulta. Nessa fase, morrem anualmente cerca de 10% dos adipócitos, mortes compensadas pela formação de células novas.
A perda ou ganho de peso está relacionada menos com o número e mais diretamente com o tamanho dos adipócitos, que armazenarão quantidades menores ou maiores de gordura, respectivamente.
Mesmo nos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, que chegam a emagrecer 40 kg ou mais, o número de adipócitos tende a permanecer constante. Nesses casos, a redução de peso é explicada pela diminuição do tamanho celular e do conteúdo de gordura em seu interior.
Por razões óbvias, a lipossucção reduz o número de adipócitos. Os estudos, no entanto, mostram que depois de um ano o peso perdido é recuperado. Não está claro se o ganho se deve à produção de novos adipócitos ou ao aumento de volume dos que sobraram.
Pessoas obesas e as que engordam rapidamente formam mais adipócitos. O fenômeno oposto não ocorre, no entanto: no emagrecimento, as células que armazenam gordura não morrem, apenas diminuem de tamanho, característica que explica a facilidade para recuperar os quilos perdidos.
Como os adipócitos secretam proteínas e hormônios que interferem com o gasto energético do organismo, é provável que a redução de seu tamanho provoque a liberação de mediadores capazes de aumentar o apetite e facilitar a lipogênese – a síntese de ácidos graxos e triglicérides que serão armazenados no fígado e no tecido adiposo.
A gordura não se acha distribuída pelo corpo de maneira uniforme.
Nos adultos, tende a acumular-se na região da bacia e das coxas, dando à silhueta a forma de pera (mais frequente nas mulheres) ou ao redor da cintura (forma de maçã, mais comum nos homens).
O acúmulo mais perigoso é o que se forma na cintura, porque está associado também a depósitos localizados entre as vísceras (fígado, pâncreas e rins, principalmente), condição que eleva o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, refluxo gastroesofágico e apneia do sono, entre outras patologias.
Geralmente ligado à idade, esse acúmulo excessivo ocorre por fatores genéticos, pela perda da capacidade de formar adipócitos saudáveis nos depósitos subcutâneos de gordura ou pela dificuldade de orientar a deposição de tecido gorduroso de forma homogênea, quando o ganho rápido de peso sobrecarrega o sistema.
A medida do diâmetro da cintura é o parâmetro empregado na clínica para estimar os riscos associados à gordura visceral. A maioria dos autores estima que a cintura dos homens não deve ultrapassar 94 cm; e que a das mulheres deve ficar abaixo de 80 cm.
O risco cardiovascular fica especialmente elevado em mulheres com circunferências acima de 88 cm, e em homens acima de 102 cm.
Estudo recente revelou que a exérese cirúrgica da gordura visceral não melhora as condições metabólicas do indivíduo, objetivo só alcançado através da dieta e da atividade física.
Os exercícios exercem seu efeito benéfico, ao aumentar a capacidade do tecido adiposo em queimar calorias. Pelo menos em parte, essa função é mediada por um hormônio descoberto em 2012, a irisina, presente em sedentários, mas em concentrações bem mais altas naqueles que se exercitam.
Estudos mostram que a irisina, produzida durante as contrações musculares, cai na circulação sanguínea e se distribui pelos diversos tecidos, entre os quais o adiposo. Nele, inicia uma série de processos bioquímicos que transformam gordura branca em gordura de cor marrom, metabolicamente mais ativa, capaz de aumentar o gasto energético.
A cor marrom se deve à presença no interior de suas células de grande número de mitocôndrias, as organelas intracelulares responsáveis pela produção de energia.
Encontrada em maiores quantidades na infância, a produção de gordura marrom decresce com a idade; sobra pouco dela na vida adulta, localizada na parte superior do tronco e no pescoço.
Portanto, leitor, se você deseja perder peso, não há alternativa: aumente a atividade física e pare de comer tudo o que lhe oferecem."
ps.: pelo que percebi o texto do Drauzio teve referência nestes publicados no NYTimes.
• Apoptose e Metabolismo da Gordura
texto Sher Leandra Rios (corsetmaker/estilista da grife Madame Sher Corsets). Caso o quadro com o artigo não abrir logo abaixo, veja o print 2017 - clique aqui.
• O corpo pode acumular mais gordura em outros lugares mais propensos ao acúmulo que não foram pressionados por uma peça de alta compressão?
Print do grupo Tight Lacing e Fitness sobre Elastique e Gordura |
2021 - Print Google • Info novo site Elastique |
• Dr. Rey, cirurgião plástico de fama midiática, foco na parte 5:00 do vídeo. Vale a pena dar um olhada no video inteiro pra entender já que ele fala de uma maneira mais fácil pro leigo. E antes de se empolgar na informação é óbvio que se você se colocar dentro de uma cinta tubão seu corpo ficará da mesma forma. Caso o vídeo não aparece logo abaixo, clique aqui ou aqui. Se quiser ver quais detalhes ver num modelador/cinta antes de comprá-lo, clique aqui.
OBS.: Apenas um ponto na informação que ele passa. Em certo momento ele afirma que são os elásticos que movimentam os dentes quando se usa aparelho ortodôntico. Como usei aparelho por 4 anos (ou mais) na infância posso dizer que o processo não é tão simples assim. Quando há a necessidade de usar elásticos, o trabalho é sempre feito em conjunto com o arame que fica preso fixo no último dente, bem no meio do aparelho, que toda hora apertam este arame e/ou colocam um mais grosso, a cada vez que você vai no consultório. Inclusive, outros "acessórios" podem ser usados. O elástico entra como complemento no processo. Nestes vídeos você pode conferir um pouco, clique aqui e aqui. Também usei na minha fase adulta, afinal alguns dentes da arcada debaixo voltaram um pouco, um aparelho mais moderno de placa de plástico transparente. O plástico é relativamente duro e a cada vez que você pega uma placa nova os dentes são encaixados em posições diferentes da anterior. Ah! Há 15 séculos atrás não era bem uma faixa de elástico em volta da cintura que usavam 😉 É isso, fica apenas esta informação complementar, veja também o tópico: Por que cintas / modeladores mais estruturados de elástico não modelam as costelas como um corset?
• Assessment of Girth and abdominal fat reduction in people using an abdominal slimming system (2016)
• Does the waistband on my pants affect the place of fat storage?
• 'Just chill?' Relaxing can make you fatter (2011). Alguns trechos abaixo:
"A sabedoria convencional diz que o exercício é a chave para a perda de peso. Mas agora, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv estão revelando que a vida como um saco de batata, esticado na frente da TV, pode realmente ser "inatividade ativa" - e fazer com que você ganhe peso.
Essa inatividade, na verdade, estimula o organismo a criar novas gorduras nas células de gordura, diz o Prof. Amit Gefen, do Departamento de Engenharia Biomédica da TAU. Junto com o Ph.D. Naama Shoham, o professor Gefen mostrou que as células pré-adipócitas - as precursoras das células adiposas - se transformam em células adiposas mais rapidamente e produzem mais gordura quando submetidas a períodos prolongados de "cargas mecânicas" - o peso que colocamos nos nossos tecidos corporais quando nos sentamos ou nos deitamos.
A pesquisa, que foi publicada no American Journal of Physiology - Cell Physiology, demonstra outro efeito prejudicial de um estilo de vida moderno e sedentário, observa o Prof. Gefen. "A obesidade é mais do que apenas um desequilíbrio de calorias. As células em si também respondem ao ambiente mecânico. As células de gordura produzem mais triglicerídeos e, em um ritmo mais rápido, quando expostas ao alongamento estático." ..."
"Prof. Gefen, que investiga feridas crônicas que atormentam pacientes acamados ou em cadeira de rodas, observa que a atrofia muscular é um efeito colateral comum da inatividade prolongada. Estudando imagens de ressonância magnética do tecido muscular de pacientes paralisados por lesões na medula espinhal, ele percebeu que, ao longo do tempo, linhas de células adiposas estavam invadindo os principais músculos do corpo. Isso estimulou uma investigação sobre como a carga mecânica - a quantidade de força colocada em uma área particular ocupada pelas células - poderia estar estimulando o tecido adiposo a se expandir."
... "Parece que longos períodos de carga mecânica estática e alongamento, devido ao peso do corpo quando sentado ou deitado, tem um impacto sobre o aumento da produção de lipídios."
"Essas descobertas indicam que precisamos levar em conta o ambiente mecânico de nossas células, bem como prestar atenção às calorias consumidas e queimadas, acredita o Prof. Gefen. Embora existam casos extremos, como pessoas confinadas a cadeiras de rodas ou leitos devido a condições médicas, muitos de nós vivemos um estilo de vida muito sedentário, passando a maior parte do dia atrás de uma mesa. Mesmo alguém com dieta saudável e hábitos de exercício será afetado negativamente por longos períodos de inatividade."
• Caso você encontre um artigo científico sobre o que de fato acontece com as células adiposas no corpo humano sobre pressão através de uma peça com elastano, já vão umas dicas de como ler um artigo científico, clique aqui - rs.
• " O excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que ESTIMULAM A PROLIFERAÇÃO CELULAR E INIBEM A APOPTOSE (morte programada das células) ..."
fonte: site INCA, clique aqui
• Achei esta imagem abaixo no Facebook e achei válido colocar aqui. Mostra aquela gordura que nem Corset nem modelador vão resolver (modelar)! Portanto SE CUIDE!!!! É a sua saúde em jogo!
GORDURA VISCERAL - texto do Dr. Victor Sorrentino
" O post de hoje é para você que está ou conhece alguém que está com uma barriga um tanto avantajada e a cintura grossa. Esses dois fatos são grandes sinais de que exista acúmulo de gordura visceral!
Esse tipo de gordura é considerado o mais perigoso. Se caracteriza pelo armazenamento de tecido adiposo intra-abdominal.
Mas o que quer dizer isso? Quer dizer que estamos falando de uma gordura bem profunda, que fica lá embaixo da gordura subcutânea. Ela envolve alguns órgãos como rins e fígado.
Em pessoas obesas é bem mais fácil de notar, mas qualquer pessoa pode ter esse excesso de gordura visceral.
O perigo mora no fato de que essas células de gordura são capazes de modificar o modo de funcionamento do corpo. E o excesso de gordura visceral aumenta os riscos de diversos problemas sérios como câncer, diabetes, acidente vascular encefálico, diabetes e doenças cardíacas.
Também pode aumentar as chances de desenvolver outros quadros bem chatos como depressão, demência, distúrbios do sono. Disfunções sexuais também entram nessa lista.
A gordura está intimamente envolvida nos processos fisiológicos do corpo. Ela produz hormônios e outras substâncias. Este excesso de gordura estimula a produção de citoquinas.
Citoquinas são substâncias pró-inflamatórias que, em choque com os hormônios, desequilibram muitos sistemas, como os que regulam o humor, função cerebral, peso, bem-estar e até o apetite. Portanto cuidado com o acúmulo de gordura visceral, ele pode bagunçar muito a sua saúde!"
• Forma de Medir Peso está Ultrapassada
"A ciência acaba de fazer um alerta muito sério: esqueça a ditadura da balança! Pesquisadores explicam que pessoas consideradas magras também podem ter excesso de gordura e estarem no mesmo grupo de risco que uma pessoa gorda."
#desapegadabalança |
print site ferrercorsets.com |
_______________
19/07/17 - Achei interessante deixar este registro que vi, ele mostra claramente o cuidado que deve ser tomado ao passar informações.
A usuária de um modelador/cinta mais estruturado explicando para uma amiga o que era a peça. Fica claro que houve uma assimilação T-O-T-A-L-M-E-N-T-E equivocada de algumas informações passadas inclusive pelo próprio fabricante do modelador/cinta - embora, o mesmo fabricante, em alguns anúncios pagos por ele nas redes sociais relaciona a redução de gordura ao uso da peça de compressão, além do costume de usar termos mais técnicos e truncados para se comunicar com a massa, atual público deles.
Pois bem, a usuária associa o uso do modelador/cinta mais estruturado ao EMAGRECIMENTO NATURAL :/ outro ponto é que a peça em questão concentra a pressão na CINTURA e não na barriga.
A gordura subcutânea (pq a visceral como já vimos nem passa perto) é MODELADA e a retenção de líquidos melhora, mas no entendimento dela você emagrece naturalmente. Comprou o produto sem ter a noção REAL do que ele faz verdadeiramente no corpo. E a informação truncada será passada para frente num ciclo sem fim... Uma pena!
Qualquer cinta modeladora ajuda a modelar a gordura subcutânea e ajuda na retenção de líquidos. + sobre retenção de líquidos, clique aqui. |
00/00/2020 -
Essa é para quem acha que usar cinta durante exercícios (leia mais aqui) e suar dentro dela é alguma vantagem de "emagrecimento". Segundo especialistas, além de nada saudável é bem anti higiênico. Você perde água e sais minerais, só isso! Coisa que seu organismo depois repõe naturalmente. |
Print 12/SET/2020 - Novo Site Elastique - Página Bula > Alimentação / O artigo citado publicado em 2017 está mais acima na publicação. // Resumindo: NÃO EMAGRECE, para emagrecer (haver uma perda de peso e queima calórica) com o uso da peça tem todas as ressalvas descritas no texto. |
• Quais os perigos de acumular gordura visceral?
Video longo mas explica bem facinho sobre as diferenças entre acumular gordura na barriga (visceral) e nas demais partes do corpo (subcutânea).
Minha gordura será eliminada do meu corpo para sempre se eu usar um modelador/cinta?
Reviewed by Iris
on
Rating:
Nenhum comentário: