recent posts

Preciso mesmo fazer exercícios?


Modeladores/cintas por serem mais maleáveis não mobilizam o tronco como um corset, mesmo assim, sabemos que muitas usam os modeladores/cintas por longas horas, então, deixar de fazer algum exercício é um grande erro! A movimentação do tronco com o uso destas peças mais estruturadas, por mais que sejam de elástico fica comprometida.

O que se recomenda em algumas páginas de modeladores/cintas mais estruturados dentro das horas recomendadas de uso destas peças (8h) é que faça PELO MENOS uma quantidade de exercícios de quem inicia alguma atividade física numa academia.

Fica apenas um exemplo para terem uma idéia do que seria isso:

💪 ABDOMINAIS: 3x de 30 repetições, ou seja, são 3 séries que trabalham um grupo de músculos do abdomen feita cada uma por 30 vezes. Abs Tradicional (30) + Abs oblíquo (15 esquerdo / 15 direito) + Abs Inferiores (30)

💪 LOMBAR: 30 repetições do Meia Ponte.

As pessoas que já fazem exercícios, aquelas que já tem um uma rotina de atividades físicas, não tem necessidade de fazer mais do que já faz normalmente.

Os alongamentos também são importantes! Eles aumentam a flexibilidade muscular, afastam dores musculares, aumenta a circulação, alivia até as tensões emocionais .. então, um alongamento não fará mal nenhum 😉


Veja com o fabricante do modelador/cinta que usa se ele tem instruções específicas sobre este item, pergunte mesmo! Sugiro também que siga as instruções em relação a este assunto do fabricantes da SUA PEÇA. Nada de usar instrução de uma marca em outra, afinal cada peça de cada fabricante (por mais que achem tudo igual) tem estrutura e modelagem diferente uma da outra, umas bem mais forte e estruturadas que outras.

Em termos gerais tenha em mente que o SEDENTARISMO sempre será prejudicial para sua saúde e principalmente será, a médio prazo, usando peças de alta compressão, ou seja, também será prejudicial inclusive com estes modeladores estruturados de elástico.

⚠️ VALE DEIXAR O ALERTA: NÃO É RECOMENDADO FAZER ATIVIDADES FÍSICAS USANDO NO CORPO AS PEÇAS TRATADAS NESTE BLOG!

...cintas geram uma pressão no abdômen que pode até parecer boa para quem está treinando, porque isso aumenta a pressão intra-abdominal (PIA) e descomprime a coluna. Mas essa PIA deveria ser feita pelos músculos da região do core e não pela cinta. Como o nosso músculo se adapta aos estímulos que são dados a ele, ao tirar a cinta a coluna estará mais frágil...

Outro fator que preocupa é a circulação sanguínea na região do abdômen. Usar uma cinta muito apertada pode prejudicar o retorno venoso.  — Mulheres que tenham predisposição para trombose devem tomar cuidado com o uso de cintas para malhar. O ideal é fazer uma atividade com roupas confortáveis, o que facilita o retorno do sangue para o coração — alerta Júlio Peclat, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). (artigo completo, clique aqui + sobre o assunto nos prints abaixo)


◉ Prints e Links Complementares

• Stomach Vaccum: Como realizar?
Apenas colocando por aqui esta dica, pois realmente é um exercício muito interessante que pode complementar os sugestionados acima.

• [ Para Reflexão ] Ao justificar a necessidade do uso de um modelador/cinta estruturado para ajudar a corrigir sua postura durante uma atividade física, será que com isso você não está anulando a capacidade do seu corpo sozinho a corrigir esta postura? E como fica sua CONSCIÊNCIA CORPORAL durante a atividade física? + sobre, clique aqui.

• Abdominais Todos os Dias… Pode ou não pode???
Treinando abdominais todos os dias você terá uma musculatura fortalecida, firme e bem treinada.. mas não desenvolvida em volume, hipertrofiada… Treinando abdominais e dando a eles o devido descanso você estará em desenvolvimento de seus gominhos, com ou sem gordura..rs.. Claro que isso vai depender da sua intensidade de treino, da sua técnica ao realizar os abdominais, do seu sono e da sua dieta.  

Cabe lembrar aqui que um alto desenvolvimento abdominal, se não for muito bem feito, vai apagar suas linhas da cintura e você vai ficar quadradinha(o)… Pra meninas, nada sexy…


Dica da Tamy • Exercícios para melhorar a circulação, clique aqui para ver detalhes
Exercício 1: Movimente as pernas. Flexione a coxa sobre o abdome (a), estenda a perna para cima (b) e então retorne a perna e a coxa para posição inicial (c e d). Repita 15 vezes cada perna.
 
Exercício 2: Movimente os dedos dos pés. Flexione e estenda os dedos dos dois pés por 30 segundos.
 
Exercício 3: Movimente os pés. Por 30 segundos, desenhe um círculo com a ponta dos pés, alternando a direção dos movimentos.
 
Exercício 4: Movimente as panturrilhas. Estenda e flexione os pés por 30 segundos.
 
Exercício 5: Massageie as pernas. Flexione a coxa direita sobre o abdome, coloque o joelho próximo ao queixo e segure o pé com as duas mãos (a). Estenda a perna para cima e deixe suas mãos deslizarem pelo tornozelo e joelho, fazendo uma leve pressão (b). Abaixe a perna e deixe as mãos deslizarem pela coxa, fazendo também uma leve pressão (c e d). Faça o mesmo movimento com a outra perna. Repita a série de 8 a 10 vezes.
 
Exercício 6: Fortaleça a musculatura das pernas. Na posição de repouso, coloque um travesseiro ou almofada entre os pés. Pressione um pé contra o outro e levante o quadril por seis segundos.
 
Exercício 7: Levante-se e movimente a panturrilha. Após apoiar os pés no solo, levante o calcanhar, fique na ponta dos pés e depois encoste novamente o calcanhar no chão. Repita o movimento 15 vezes.

Print do grupo TIGHT LACING E FITNESS no Facebook

Print - página de dúvidas do site Ferrer Corsets. NOTA: O Curvet é o WAIST TRAINER da Ferrer Corsets. O texto trata sobre exercícios recomendados para quem faz Tightlacing e/ou Waist Training
Print publicação Madame Sher sobre uso ELASTIQUE (link da publicação, clique aqui)

Print Madame Sher sobre ELASTIQUE
Print - Novo site do Elastique (2019) - Atividade Física

Sugestão de atividade física - Elastique


Site Ferrer Corsets - Página de Perguntas Frequentes

comentário em uma publicação que fiz num grupo de modeladores mais estruturados sobre a importância de fazer exercícios + sobre ida aos médicos, clique aqui.

Músculo Normal X Músculo Atrofiado | Apenas para ilustrar, não achei de abdômen mas se você ver alguma evolução sobre o uso de modeladores e até mesmo corsets que o depois é visível que a pessoa está começando a ficar com flacidez abdominal, uma pochetinha que não tinha se formando ou até piorando o aspecto, é possível que seja a falta de exercícios ou mesmo que os que estão sendo feitos não estão compensando o suficiente. Em se tratando de peças de alta compressão se houver abuso no uso e ajuste pode sim contribuir para perda de volume e tônus muscular. + sobre flacidez, clique aqui.

09/02/2021 - Print Página Fabrizia Barros no Facebook


15/04/2021 - Criadora do Elastique falando sobre flacidez e exercícios em relação ao uso do seu produto Elastique • Print Grupo Elastique • O alerta não depende de marca, sobre a peça "emagrecer" para que não haja ruídos e má interpretação nesta parte dita de forma aleatória sem muitas explicações importantes, recomendo a leitura da publicação: Minha gordura será eliminada do meu corpo para sempre se eu usar um modelador/cinta?. Outra publicação que envolve o assunto: A flacidez da pele da minha barriga vai acabar usando um modelador/cinta?



00/00/00 - ABDOMÊN - COMO DESTRUIR O CORPO DE UMA MULHER - Prof. Eder Lima



Este artigo é dedicado às mulheres que realmente treinam e muitas das que começam a treinar a musculação almejando atingir um abdômen definido (abdômen de “tanquinho” como muitos chamam). Nessa busca incessante por tal, tenho observado cada vez mais “MENINAS COM CORPO DE MENINO”!

O que quero dizer com essa afirmativa? Caríssimas e caríssimos professores, independentemente do biotipo predominante o corpo feminino tem algo que o difere por completo do corpo de um homem – A CINTURA!

INFELIZMENTE, ESSA LINDA CURVA, QUE MARCA A TÃO FALADA FORMA FEMININA ESTÁ DESAPARECENDO MAIS E MAIS NAS ACADEMIAS! BASTA QUE PAREM E OBSERVEM O CONJUNTO CORPORAL – MULHERES QUADRADAS E COMPLETAMENTE SEM CINTURA!!!!

OBSERVEM A DIFERENÇA NO CORPO DE NOSSA ATLETA NA FOTO! MESMO COM TODO DESENVOLVIMENTO MUSCULAR ELA MANTEVE ABSOLUTAMENTE PERFEITA E INTACTA SUA LINHA DE CINTURA!!!!

Uma pequena e fundamental diferença na configuração estrutural dos ossos da bacia da mulher (ligeiramente mais aberta que dos homens em função de facilitar a natalidade) confere a esta um estreitamento natural da “sessão média” corporal, marcando A CINTURA! Mas afinal de contas, o que está acontecendo?

Antes de entrar no mérito do treinamento precisamos entender alguns detalhes de ordem anatomo-morfológica sobre a musculatura do abdômen.

- Quanto aos músculos que compõem a parede abdominal (acompanhe pela ilustração)

a) Na camada mais superficial encontramos o RETO DO ABDÔMEN e os OBLÍQUOS EXTERNOS (esses é que se tornarão mais visíveis com a definição).

b) Na camada mais profunda teremos os OBLÍQUOS INTERNOS e o TRANSVERSO DO ABDÔMEN. Observando atentamente a ilustração, verão que o TRANSVERSO DO ABDÔMEN tem esse nome em razão da direção que suas fibras musculares correm; transversalmente à sessão média corporal, formando um CINTURÃO que quando bem treinado comprime as vísceras para dentro da cavidade abdominal e sendo o principal responsável por “marcar a linha da cintura”.

-Quanto a distribuição dos tipos de fibras musculares

a) Todos os músculos apresentam uma predominância de fibras de contração lenta (já estes tem a importante função de auxiliar na sustentação/estabilização da sessão média corporal).

b) As fibras de contração lenta possuem um baixo potencial à hipertrofia, mas ainda encontramos fibras de contração rápida (estas com grande potencial à hipertrofia) e as fibras intermediárias (que se treinadas para força e hipertrofia responderão similarmente às de contração rápida aumentando de volume).

- O Ângulo Esternocostal (vide ilustração)

a) Este ângulo é formado entre o osso do esterno e as costelas subjacentes, sendo a medida ideal estar em torno dos 90°.

b) Alguns fatores podem influenciar negativamente sobre este fazendo com que se encontre acima dos 90°. Basta pensar um pouco e entenderemos que se conforme este ângulo se abre, por afastamento das costelas do eixo corporal, provocará uma retificação da linha da cintura. Tais fatores incluem má formação congênita, fraqueza da musculatura Intercostal (pequenos feixes de músculos que ficam entre cada costela responsável pela expiração forçada abaixando o gradil costal) e a gestação. Mas isso também não quer dizer que seja um caso perdido, pois com muita paciência e treino da musculatura expiratória conseguimos lentamente trazer esse ângulo de volta ao normal. Tal processo muitas vezes requer uns bons ANOS!

Agora todos já devem estar se perguntando! MAS ENTÃO O QUE ESTÁ ACONTECENDO? SIMPLES A RESPOSTA! Estão treinando de maneira COMPLETAMENTE EQUIVOCADA TAIS MÚSCULOS!

O PRINCÍPIO DA TRAGÉDIA

Você menina está chegando à academia e seu grande sonho (além de pernas e bunda lindas) é um abdômen chapado e marcadinho! E você expõe ao seu professor seus objetivos!
Bem, vamos tentar esclarecer por partes! Primeiramente, o que é a “definição muscular”? Essa nada mais é que a exposição da musculatura em função da redução da “capa de gordura” que a recobre e esconde. OU SEJA, ESSE É UM FENÔMENO DIETÉTICO! Reduzir gordura = ingerir menos calorias do que se gasta! Quantas vezes já repeti isso aqui? NOSSA, JÁ PERDI AS CONTAS!

Entretanto, para se definir uma musculatura precisamos também que haja musculatura para ser definida! AQUI COMEÇA O PROBLEMA!

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Assim como citei no artigo sobre GLÚTEOS E PERNAS DOS SONHOS, se você está começando agora a treinar, provavelmente você deverá ter uma gordurinha extra a ser retirada.
Apesar de ouvirmos falar o tempo todo que EXERCÍCIO LOCALIZADO NÃO TIRA GORDURA LOCALIZADA, ao treinarmos a resistência local melhoramos a rede sanguínea capilar não só da musculatura abdominal bem como dos demais tecidos adjacentes (incluindo-se aqui do tecido adiposo). Tal melhora da circulação, poderá possibilitar uma mobilização mais fácil desses depósitos de gordura, CASO VOCÊ ESTEJA EM DIETA.

A BOA NOVA É QUE ALGUNS ARTIGOS CIENTÍFICOS MAIS RECENTES APONTAM CERTAS EVIDÊNCIAS DE QUE O EXERCÍCIO LOCALIZADO SEJA CAPAZ DE MOBILIZAR DIRETAMENTE A GORDURA LOCALIZADA PARA UTILIZAÇÃO COMO FONTE DE ENERGIA! MAS ESTES AINDA PRECISAM DE MAIOR COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA! VAMOS AGUARDAR!

A RESPIRAÇÃO

O fator mais importante no treinamento do abdômen começa pelo ciclo respiratório e nível de tensão que se deve manter sobre a musculatura a cada repetição tanto na fase positiva quanto na negativa.

Antes de se iniciar o exercício, o ideal é uma pré-ativação do Transverso do Abdômen bem como dos Intercostais (através de uma curta expiração forçada), isso naturalmente força um fechamento do Ângulo Esternocostal. Durante a fase positiva expirar com a máxima força buscando a máxima contração dos músculos do abdômen. Durante a fase negativa, inspirar lentamente, mas sem voltar ao relaxamento total tanto do Transverso do Abdômen e Intercostais.

Essa manobra teoricamente simples será determinante no resultado sobre a marcação da linha da cintura.

Um detalhe não pode deixar de ser mencionado, cada indivíduo chega para treinar com certas limitações e força/resistência e/ou flexibilidade, assim sendo cabe ao professor de Educação Física selecionar os exercícios que mais se adequem a cada caso e gradativamente vá aumentando o grau de dificuldade desses à medida que o indivíduo vá dominando as técnicas de execução de cada um dos exercícios (PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO PEDAGÓGICA).

INTENSIDADE E VOLUME DE TREINAMENTO

Num primeiro momento, ao se estar iniciando um trabalho em musculação, obviamente que aprender o que foi explicado sobre a respiração é fundamental.

Devemos aproveitar esse primeiro momento também para treinar a resistência do abdômen num crescendo de repetições, mas sinceramente não vejo razão para se passar de 20-25 repetições por série (isso é mais do que suficiente para estimular o ganho de resistência da musculatura bem como estimular a proliferação dos vasos capilares de toda região). Por ser esta uma musculatura predominante composta de fibras de contração lenta, possuindo dessa forma uma recuperação muito rápida, podemos proveitosamente treiná-la em todas as sessões de treinamento e procurando manter um intervalo de recuperação entre séries em torno de 30 segundos apenas.

Uma vez reduzida consideravelmente a quantidade de gordura sobre o abdômen (sem falar do ganho de resistência, consciência respiratória e perfeita técnica de execução) é chegada a hora de começar o treinamento de hipertrofia! Ai MEU DEUS! Aqui mora o perigo! Como foi visto anteriormente, a musculatura abdominal também possui fibras de contração rápida e intermediárias que se hipertrofiam com certa facilidade. Assim sendo, MUITO CUIDADO com a seleção de exercícios de modo a não sobrecarregar em demasia o treinamento dos Oblíquos que são os principais responsáveis por APAGAR A LINHA DA CINTURA! Resultando naquela forma HORROROSAMENTE QUADRADA para um corpo FEMININO! Treinar hipertrofia de abdômen segue OS MESMOS PARÂMETROS dos demais grupos musculares, agregar carga aos exercícios, reduzir as repetições, aumentar o intervalo de recuperação entre as séries e possibilitar a máxima recuperação/reparação dando mais dias de descanso para essa musculatura (leia o artigo RECUPERAÇÃO PLENA - A "CHAVE" PARA O SUCESSO).

O GRANDE ERRO QUE TENHO OBSERVADO SÃO PROFESSORES E PERSONAIS QUEIMANDO ETAPA E ENTRANDO PRECOCEMENTE NO TREINAMENTO DE HIPERTROFIA DE ABDÔMEN NUMA TENTATIVA DE FAZER OS “GOMINHOS” DO ABDÔMEN APARECEREM SOB UMA CAPA DE GORDURA! OU SEJA, TERÃO QUE FAZER UMA HIPERTROFIA EXAGERADA PARA QUE ESSA VISÃO SEJA POSSÍVEL! RESULTADO??? ALÉM DE GORDINHA, MAIS QUADRADA AINDA! CREDO! DEUS ME LIVRE! PRONTO, FALEI!
UM ÚLTIMO LEMBRETE: NÃO SE ESQUEÇAM JAMAIS DA RESPIRAÇÃO!

Preciso mesmo fazer exercícios? Preciso mesmo fazer exercícios? Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.