Parte de duas imagens publicadas em um grupo de cintas/modeladores mais estruturados. Uma das manchas está na linha da bacia e a outra na linha da cintura mas mais nas costas. |
Para resumir, o que pode causar este tipo de manchas com o uso de Waist Trainers ou de cintas/modeladores mais estruturados usados no intuito de diminuir a circunferência da cintura por meio da pressão da gordura subcutânea:
1 - NÃO USAR O LINER
Caso não saiba, é importante que você use uma proteção entre sua pele e a peça. Para isso é usado uma peça chamada LINER, que nada mais é do que um é um tubinho de malha. A função do liner é proteger a pele de atrito direto com a cinta/modelador mais estruturado da transpiração e resíduos corporais, diminuindo assim a quantidade de lavagens necessárias para manter a higiene da sua peça. (leia mais aqui)
2 - USAR UMA PEÇA MENOR QUE A INDICADA
Além dos problemas de saúde que uma peça de alta compressão menor que a indicada pode causar ao longo do uso (leia mais aqui), ainda tem o aparecimento de manchas por causa da pressão excessiva - uma lesão por pressão. Vale lembrar que o uso destas peças o resultado se dá muito mais pelo tempo constante de uso do que o aperto excessivo propriamente dito.
3 - ULTRAPASSAR AS HORAS DE USO
Por falar em tempo de uso, após fazer corretamente a adaptação com a peça (leia mais sobre aqui), é importante não ultrapassar as horas de uso recomendada pelos fabricantes que em geral recomendam de 6 a 8 horas de uso (leia mais aqui).
4 - PREDISPOSIÇÃO A TER MANCHAS
Se você é daquelas que qualquer picadinha de inseto aparece uma manchinha que custa a sair, já fique mais atenta durante o uso da sua peça.
(conforme eu souber de mais coisas vou completando por aqui mesmo...)
OK E AÍ? COMO FAÇO PARA EVITAR AINDA MAIS O APARECIMENTO DESTAS MANCHAS?
Assim como recomendado para tightlacers ficam aqui algumas dicas:
- HIDRATE BEM A PELE
Isso também vai melhorar bem os casos em que você tira a peça e sente aquele vontade maluca de coçar a região. Não coce pois vai ferir a região. Outra dica que pode substituir o creme é o óleo de bebê. Coceira ninguém merece!
Aqui cabe uma recomendação importante, a peça deve ser colocada quando o hidratante foi totalmente absorvido pela pele.
- USE TALCO
O talco entra mais para absorver a umidade (suor) da pele. Dica válida também pra quem mora em regiões mais quentes. Use o mais fininho que encontrar. Caso você seja do time das naturebas ou alérgica a algo nos talcos industrializados, basta digitar no google "talco natural" que já encontrará ene receitas do tempo da vovó.
- ESFOLIE A PELE
Outra coisa que vi recentemente é a orientação de fazer uma esfoliação. Muitas vezes isso pode ser a pele morta se acumulando onde há mais atrito para proteger a região.
Agora vamos supor que você já está com uma manchinha vermelha bem profunda, como se fosse um ralado / raspado / assado. Suspenda o uso da peça e trate esta manchinha, uma dica é usar o bom e velho *BEPANTOL até ela sumir (Bepantol é ótimo! Joga no google que ele é daqueles produtos que tem que ter na bolsa). Não se preocupe agora com o progresso que já teve com o uso da sua peça, você não vai perder os resultados que conseguiu de uma hora pra outra.
NOTA: Agora o Bepantol tem vários tipos, derma, hidratante, labial e o BEPANTOL BABY, este sim é mais espesso e "pegajoso", próprio para assaduras. Quando vc passa o baby cria um tipo de camada protetora sabe. O derma é bem mais fluído, bom para passar no rosto e mãos.
Lembre-se, melhor uma cintura vincada linda do que uma cintura vincada com a pele toda zoada :(
Agora vamos supor que sua mancha já está marrom, então amiga, pare imediatamente o uso da peça e corra direto pro dermatologista. As manchas marrons são bem mais chatas para sumir, demoram mais e muitas vezes não saem por completo, fica ainda uma sombra. Dependendo da intensidade da sua mancha, o dermatologista vai te passar algum ácido adequado que vai atuar nela DESCAMANDO a pele. Se isso acontecer, na MINHA opinião, você não deve nem pensar em usar o ácido e continuar o uso da peça pois o ácido vai deixar sua pele mais sensível.
Por isso é melhor tratar sua mancha adequadamente seguindo as orientações médicas e depois que estiver tudo ok, dai sim volte a usar sua peça!
Agora fica um alerta maior que veio de um caso relacionado a corsets, mas pode ocorrer com qualquer peça de alta compressão...
Imagem Ilustrativa - Urticária Crônica |
As urticárias são muito comuns, atingem de 15% a 20% da população, e devido à sua característica de desaparecimento geralmente breve (na maioria das apresentações a pele pode retornar ao seu aspecto natural entre 1 e 24 horas) não é um fenômeno que preocupa a maioria das pessoas.
Imagem Ilustrativa - Urticária de Pressão |
Urticárias podem ser definidas como uma dermatose, ou seja, uma doença ou moléstia da pele relacionada a reações alérgicas. As características principais são o aparecimento de inchaço (edema), irritação avermelhada (eritema), coceira (prurido) e até mesmo sensação de queimação.
Mas vamos tratar sobre as URTICÁRIA DE PRESSÃO para pessoas que tem e vão usar peças de alta compressão diariamente pode ser bem preocupante e podem trazer consequências maiores.
Se você ao tirar sua peça nota vergões seguidos dos sintomas acima em alguns pontos da região abdominal, é possível que sofra de Urticária de Pressão. Suspenda imediatamente o uso e procure um dermatologista para tentar controlar essas reações.
Dentre o grupo das urticárias também tem o DERMOGRAFISMO, este é o tipo mais fácil de identificar dentro do grupo das Urticárias de Pressão. Se ao riscar moderadamente a sua pele com um objeto mais pontudo (sem machucar) há uma reação de coceira, vermelhidão e vergões é possível que você sofra de dermografismo, mas também há modalidades mais leves que não apresentam essa reação tão imediata acompanhadas dessas reações acima são naturais após a remoção do corset e não são preocupantes. Elas tendem a desaparecer após uma ou duas horas.
Imagem Ilustrativa - Dermografismo |
Para as pessoas que já sabem que tem o dermografismo pode ser que a usuária encontre a sua própria maneira de usar a peça através do uso de camadas mais grossas de tecido por baixo da peça (por exemplo usar 2 liners) de modo que consiga controlar melhor as reações. Mas de modo geral não é algo recomendável.
Vale lembrar que marcas no corpo que não são acompanhadas dessas reações acima são naturais após a remoção da peça e não são preocupantes. Elas tendem a desaparecer após uma ou duas horas.
Se você tiver este tipo de ocorrência não esqueça de também relatar para o fabricante da sua peça. Quem sabe ele tem mais orientações que não tem por aqui.
Bom é isso, se cuide!
◉ Prints e Links Complementares
• Mais sobre urticária - Dr. Dráuzio Varella• Urticária de pressão tardia com manifestações sistêmicas
• Vi uma cinta / modelador estruturado, será que posso comprar o tamanho menor que minha medida?
Dica de uma fisioterapeuta sobre um caso. |
Em outro evento relacionado a uma diferente questão envolvendo modeladores, a mesma expressão foi utilizada por outra pessoa. No entanto, na minha opinião, aqueles que usam essa expressão, mesmo que sem intenção, parecem não compreender totalmente que ela compromete a qualidade do produto. Afinal, o desperdício de dinheiro só ocorre depois da aquisição de um produto que se revela inadequado, a ponto de ser tão insatisfatório que sua revenda é inviável, restando apenas o descarte. É importante ressaltar que esse cenário não se aplica a NENHUMA das marcas de modeladores mencionadas.
Nenhum comentário: