recent posts

Já ouviu falar sobre colocar sua cinta/modelador estruturado na geladeira?


Eu sou da época de colocar Elastique (Madame Sher) na geladeira, a orientação era dada pelo próprio fabricante da peça. Mas para quem chegou agora no mundinho dos modeladores mais estruturados, peças que ficam entre uma cinta (por causa do tecido com elástico) e um corset (por causa da sua estrutura e modelagem), parece que o assunto está causando estranheza e já vi até gente tirando sarro de quem perguntou sobre isso em um grupo no Facebook. Foi aí que achei bacana deixar registrado o que tenho sobre isso aqui no blog...

orientação equipe de atendimento do elastique



Eu não sei bem de onde foi a origem desta informação, mas do que sei funciona até com meia calça (sim, já fiz também)! Sempre achei que é mais um tipo de dica caseira, aquele truque guardado da vó.

Segundo algumas informações de alguns fabricantes de cintas modeladoras que estão há mais de 30 anos no mercado, como a YOGA (fundada em 1980), "... esse processo é necessário para que as fibras voltem ao seu estado normal e mantenha a compressão da malha por mais tempo, garantindo assim maior durabilidade da peça". Outras várias empresas que fabricam cintas modeladoras há muitos anos e com mais tradição no mercado de cintas modeladoras também tem esta orientação, uma breve pesquisa no Google você acha.

Instruções de lavagem da YOGA. Outra informação que vale acrescentar, a YOGA possui parceria com a Rosset, maior indústria têxtil da America Latina. (+ sobre tecidos usados em cintas/modeladores, clique aqui). Rosset também é usado no Elastique (Mme Sher), Modelling (Akarole) entre outros.

Pesquisei mais sobre o assunto mas a única coisa que encontrei foi um textinho solto em inglês que traduzo abaixo: 

Quando as coisas estão em seu estado mais básico de decomposição, tendem a durar mais. E qualquer coisa em um estado mais alto e complexo tenderá a ter uma vida útil muito mais curta. O mesmo acontece com um elástico, quando um elástico é esticado faz com que suas cadeias de polímero fiquem muito ordenadas e expele energia térmica (calor) encurtando sua vida útil. Mas quando um elástico está em seu estado relaxado, ele fica muito desordenado e resfriará ao passar de um estado estruturado para um estado relaxado. Então, quando um elástico é colocado na geladeira, ele deixa os polímeros ainda mais relaxados, por causa da forma como eles se comportam no frio... 

Tenho a minha peça desde 2012/13 (sempre tenho que checar o ano certinho mas é este mesmo), não utilizo diariamente (para prática do Waist Training) mas cuidei muito bem dela e desde lá sempre segui a orientação da geladeira. Depois de lavada e devidamente seca, colocava dentro de um saquinho tipo zip e puff, partiu geladeira - rs. O que posso dizer é que parece SIM que o tecido fica mais firme, mal esta dica não fez na minha peça, isso posso garantir. Particularmente acho que vale o teste para ao menos você ver aí o que acontece.

Entre os modeladores estruturados que já falei aqui no blog tem também o Curvet (Ferrer Corsets) que vem em uma embalagem apropriada para o condicionamento na geladeira, segundo eles, "... o frio promove a retração das fibras elásticas, e consequentemente, estende a sua durabilidade...". O processo deve ser feito, de preferência, só depois da peça ser lavada e estar totalmente seca. 

Print - Página Ferrer Corsets no Facebook

Verso embalagem Curvet • Instruções

Foi apenas no final de 2017, alguns bons anos depois das orientações que davam aos clientes, que entraram em contato com os fabricantes dos materiais usados no Elastique para mais informações:

Print - Grupo Elastique Facebook / + sobre tecidos mais comuns usados em modeladores/cintas, clique aqui.

MAS E AÍ IRIS, COLOCO OU NÃO NA GELADEIRA?


Bom, na minha opinião, em time que está ganhando não se mexe! Como disse mais acima, tenho desde 2012/13 e sempre segui a orientação que deram da geladeira e acredito sim que, embora não haja estudos sobre, a dica seja válida para a firmeza do tecido. Mas também acho válido perguntar para o fabricante da sua peça se este processo não vai danificar a SUA peça.

Ah e não se esqueça! O processo deve ser feito com a peça LIMPA e devidamente SECA. Uma outra coisa que acho que vale salientar para quem usa estas peças diariamente, sempre coloque a peça para arejar. Nunca tire do corpo e já guarde na gaveta, saquinho zip ou outra embalagem, deixe a peça dar uma arejada, ok?!

◉ Prints e Links Complementares


08/12/2020 - Falei! Vale o teste!

Mais alguns comentários sobre...

Outra coisa que acabou surgindo de dúvida nesta publicação do print e deixo aqui também esclarecido, a dica pode ser feita também com peças na cor preta - as que tenho são pretas. 

Se a preocupação for no sentido de desbotamento, este deve ter na hora da lavagem e secagem. Se você usar algum produto com química (algo para alvejar) ou mesmo colocar para secar ao sol, com certeza haverá desbotamento da cor, por isso, siga as instruções de lavagem do fabricante da SUA peça.

29/03/2021 - Parte de um depoimento no grupo evolução sobre a dica de colocar, no caso, o Elastique no refrigerador.


Já ouviu falar sobre colocar sua cinta/modelador estruturado na geladeira? Já ouviu falar sobre colocar sua cinta/modelador estruturado na geladeira? Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.