recent posts

A flacidez da pele da minha barriga vai acabar usando um modelador/cinta?

Se você quer sinceridade na resposta, veio no lugar certo... 



A flacidez é a falta de tonicidade da pele ou músculo e refere-se ao estado mobilizado, frouxo ou lânguido do tecido. Ela pode ser muscular ou cutânea, sendo gerada por fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos, como falta de exercícios físicos. Não há um fator único e específico que cause flacidez.

Estão mais suscetíveis à flacidez os idosos (mais de 60 anos), porque ocorre perda muscular e aumento de gordura. Os idosos também repõem menor quantidade de colágeno e elastina, que são as fibras mais importantes da tonicidade da pele. Cirurgias que promovam perda de peso rápida também favorecem a flacidez.

A falta de exercícios físicos é considerada a maior causa da flacidez, pois quando os músculos não são solicitados adequadamente suas fibras atrofiam-se. O sedentarismo é considerado um dos fatores mais frequentes para seu aparecimento, seguido pela perda de massa muscular e aumento do depósito gorduroso.

Quanto à flacidez tissular, percebe-se que a maior incidência de casos é na mulher em razão de fatores hormonais e da gestação. Porém, outros fatores, como o excesso de sol (fotoenvelhecimento), sedentarismo, alimentação inadequada e efeito sanfona, contribuem para o envelhecimento fisiológico, que tem seu início por volta dos 30 anos.

Antes que o caso chegue ao ponto de recorrer a uma cirurgia de abdominoplastia (corta-se o excesso de pele e amarra os músculos do abdômen), você pode optar também por tratamentos estéticos menos invasivos que com certeza já vi resultados bem satisfatórios ao vivo.

Portanto, se você tem flacidez saiba que sua pele não vai se retrair milagrosamente por causa unicamente do uso de uma peça de alta compressão. Procure outras vias muito mais eficazes (cirúrgicas ou mesmo estéticas) para tratamento da flacidez da pele.

Outra coisa que vale completar, a peça também não vai causar a flacidez por todos os motivos já citados do que de fato é flacidez de pele e muscular.

◉ Links e Prints Complementares

• Qual o melhor tratamento para flacidez? (aproveite e veja este canal todo tem vídeos muito interessantes pra quem curte saber sobre fisiologia x procedimentos estéticos)
• Melhores Tratamentos para combater a Flacidez na Barriga
• Flacidez tissular: O que é e como tratar
• Flacidez tissular e muscular: saiba os motivos do aparecimento e como combatê-la
• Você acredita que o colágeno melhora a flacidez e as articulações mesmo depois dos 35 anos?
• Gravidez - cintas, modeladores e DIÁSTASE
• Modelador / Cinta acaba com barriga avental?
• Flacidez Umbilical. Seu umbigo é triste?
• Posso usar uma cinta/modelador mais estruturado logo após uma lipo ou abdominoplastia?
• Procurando cinta/modelador para barriga? Leia antes aqui!
• Preciso mesmo fazer exercícios?



Barriga de duas celebridades depois de meses da gestação. Repare que há tônus muscular mas a flacidez da pele é visível.

Outro exemplo de flacidez tissular (flacidez da pele) após gravidez em uma pessoa jovem com perfil fitness.

15/04/2021 - Criadora do Elastique falando sobre flacidez e exercícios em relação ao uso do seu produto Elastique • Print Grupo Elastique • O alerta não depende de marca, sobre a peça "emagrecer" para que não haja ruídos e má interpretação nesta parte dita de forma aleatória sem muitas explicações importantes, recomendo a leitura da publicação: Minha gordura será eliminada do meu corpo para sempre se eu usar um modelador/cinta?. Outra publicação que envolve o assunto: A flacidez da pele da minha barriga vai acabar usando um modelador/cinta?


05/dez/2021 - Hoje trago uma questão mais para reflexão mesmo, para colocar os neurônios do pessoal pra trabalhar. Pois bem, certo dia vi um depoimento de uma pessoa que emagreceu mais de 30kls fazendo reeducação alimentar (com nutricionista), exercícios (bastante musculação e cardio) e usando um o modelador (marca: Elastique). 

Segundo o depoimento e dentro do entendimento da pessoa sobre corpo humano e sobre o corpo dela, ela atribui a pouca flacidez que teve durante todo o processo de perca de peso ao uso da peça de compressão, ao modelador. Nem preciso dizer o tanto de meninas plus size dizendo que teriam que comprar aquela marca de modelador achando que teriam exatamente o mesmo resultado que a moça do depoimento. 🤷🏻‍♀️ Mas não vamos falar disso, mas sim desta percepção que a pessoa teve...

Aqui neste tópico mais acima temos informações vinda de médicos onde é relatado a causa da flacidez e logo mais acima o print da pessoa que criou o Elastique, que em certo momento no grupo da peça teve que vir a público em um comentário para tentar minimizar as reclamações de pessoas que culpavam o Elastique pela flacidez que tiveram no abdômen por causa do uso da peça.

Veja que em tudo que foi exposto temos os EXERCÍCIOS como fator determinante para a não ou pouca flacidez e não uma peça de compressão. Se a pessoa deste depoimento tivesse só feito a reeducação alimentar e usado a peça de compressão certamente a historia seria bem outra 😉

Em pesquisas que fiz sobre a melhora ou evitar a piora da flacidez e uso de cintas que encontrei foi apenas em casos de pós-cirurgicos, no caso mais de lipoaspiração. Falando de forma resumida e bem rasa, durante esta cirurgia a pele praticamente é descolada pela canula que suga a gordura, após a cirurgia a peça de compressão (cintas apropriadas para pós cirurgia, o que não é o caso desta peça que mencionei) entra para que além de evitar o seroma ajude a pele a aderir melhor no corpo.

Em outros casos a maioria dos médicos desaconselha o uso diário de modeladores justamente pelo enfraquecimento dos músculos causarem a flacidez a médio/longo prazo.

Então, particularmente sobre este depoimento que circula dando o mérito de ter tido pouca flacidez à peça de compressão (a determinada marca de modelador) durante um processo de emagrecimento que envolvia reeducação alimentar com nutricionista e exercícios intensos de musculação e cardio bem questionável diante tudo que já li sobre flacidez, corpo humano e peças de compressão. 

Inclusive em outro tópico aqui no blog sobre Barriga Avental / Flacidez (clique aqui para ver), tem um bom exemplo de uma moça que perdeu 48kls também com reeducação alimentar e exercícios e não teve tanta flacidez de pele e não usou modelador nenhum.

Adoro mostrar este SUPER EXEMPLO publicado em um grupo de Tight Lacing no Facebook. Resultado de EXERCÍCIOS + ALIMENTAÇÃO. Só depois de atingir o resultado que está na foto, ela foi procurar algo para sua cintura. 

Se você aí pesquisar bem, há inúmeros casos de pessoas com percas grandes de peso que não tiveram excesso de flacidez durante o processo. Ter uma perca grande de peso e não ter excesso de pele isso varia de corpo para corpo e uma serie de itens principalmente que envolvem a inclusão de uma boa alimentação e exercícios e não da peça que comprimi seu corpo.
A flacidez da pele da minha barriga vai acabar usando um modelador/cinta? A flacidez da pele da minha barriga vai acabar usando um modelador/cinta? Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.