recent posts

Fique de olho na sua postura mesmo usando cintas / modeladores estruturados

Como apareceu alguns casos sobre este assunto em grupos destas peças, achei bacana colocar aqui o que já escrevi em outro blog que tenho sobre Tight Lacing e corsets, por incrível que pareça até com o uso de corsets você deve ficar atenta e acredite, com cintas / modeladores estruturados também não é diferente...


Durante os anos, sem querer, criamos hábitos em nosso movimento que lá na frente acabarão se transformando em belas dores nas costas e veja só, podem contribuir para a conservação da sua peça e até evitar certas dores que você anda tendo usando estas peças e nem se ligou...

Dicas de como manter a postura correta nas atividades do dia a dia

Cintas e modeladores, mesmo os estruturados que falamos aqui no blog (veja alguns aqui), fazem com que você tenha uma consciência corporal melhor, por serem mais estruturados dão um bom suporte ao tronco e AJUDAM na sua postura mas NÃO RESOLVEM problemas posturais já existentes. Se você nem sabe que tem algum problema postural, uma ida no ortopedista seria uma boa (leia mais aqui). 

A grande maioria destas peças usam BARBATANAS ESPIRAIS de aço, elas são maleáveis, resistentes e acompanham a curva do corpo e voltam para sua forma original, diferente por exemplo, das barbatanas de plástico ou mesmo silicone que entortam em pouco tempo de uso. Guardou a informação? Agora se liga na dica...

Barbartas Espiraladas (em espiral) de Aço Inoxidável






Comparativo entre Barbatanas Espiral em aço inoxidável (da Rebarmet) x Barbatana de Plástico. Mais sobre barbatanas, clique aqui.

Imagine você aí usando todo santo dia, por horas, meses e algumas pessoas usam por anos estas peças e quando vão pegar algo no chão elas curvam o tronco para frente (ao invés de agachar usando os joelhos) forçando as barbatanas toda santa hora...


Um dia a pessoa vence 😅 e mesmo as barbatanas espirais em aço sendo resistentes elas vão entortar (inclusive as barbatanas ficam visivelmente tortas com a peça fora do corpo) e podem até quebrar!

Uma resposta a um comentário que fiz dando a dica para não forçarem...

Mais um depoimento que recebi em uma publicação que fiz sobre o tema.
#ficadica - leia também sobre peças usadas que andam vendendo por ai com a frente do modelador tudo torta e o pessoal nem se liga nisso, clique aqui.


Outra coisa que acontecia muito antigamente com o uso destas peças e agora deu uma parada, eram casos de barbatanas furando o tecido (a canaleta em que elas são colocadas dentro).



A pessoa que tinha o costume de se sentar curvada para frente ou que com o tempo elas relaxavam o tronco, colocavam todo o peso dele nas barbatanas da frente, que com o tempo, por mais que as barbatanas tenham uma "capinha" arredondada de metal nas extremidades, acabavam furando o tecido. 

Hoje em dia estes casos das canaletas furadas deram uma parada pois a maioria das peças agora usam canaletas mais reforçadas e alguns fabricantes, se você reparar bem nos acabamentos, fazem uma costura bem mais reforçada no final das canaletas.

Só como curiosidade, uma canaleta + sobre no post: Que detalhes seriam interessantes ver num modelador/cinta antes de comprá-lo?

Outra coisa que também pode ser "culpa" da má postura ao sentar é aquela dorzinha logo abaixo dos seios que você sente ao usar estas peças. Se você tem costume de sentar e se curva ou mesmo com o tempo seu tronco vai se curvando (como na primeira ilustração mais acima) é certo que uma hora as barbatanas vão te incomodar, ainda mais se você usa a peça logo abaixo dos seios (o certo é usá-las de 1 a 2 dedos abaixo dos seios) ou mesmo se a peça esteja comprida para o seu tamanho. Uma peça adequada não empurra seus seios para cima e não crava nas suas coxas.

NOTA IMPORTANTE: 2/3 da população trabalham sentados - para atenuar as consequências dessa postura, levante a cada hora e dê uma breve caminhada. Aproveite e alongue-se. 37% das dores na coluna durante o expediente são ocasionadas pela adoção de uma postura inadequada. Além de evitar dores isso também ajuda na circulação. (esta nota é ainda mais importante para quem usa peças de alta compressão - como cintas, modeladores e até corsets diariamente.)

E aquela onda como se formasse uma pochete quando você está com estas peças? Pois é! Leve em consideração que também pode ser sua postura e até mesmo o comprimento inadequado da peça que ao se sentar acaba formando uma "onda" no baixo ventre.

13/02/2021 - Vi este video de 03/02/2021 da demonstração de um modelador estruturado (Elastique, modelo novo faixa em V • Madame Sher Corsets) e achei interessante destacar e trazer estes dois frames para cá para incluir no tópico pois ilustram bem o que tento dizer. O vídeo em questão mostra que a peça não enrola, não dobra > (em ângulo reto como cintas comuns), mas ela curva bem de acordo com os movimentos que ilustrei mais acima como as barbatanas em espiral fazem no corpo.

28/03/2021 - Fiz esta imagem com o Curvet • Ferrer Corsets, para mostrar também que a peça curva, mas não enrola ou dobra em ângulo reto como cintas comuns. **ver update no final do tópico

Tem muito detalhe que liga com a postura não é?!

Para deixar o tópico mais completo, vai um assunto bacana para pesquisar mais por aí, POSTURA x ESTÉTICA, tenha certeza que certos acúmulos de gordura podem sim ter ligação com a má postura. Confira mais no vídeo abaixo:

 
Bom é isso! Espero ter ajudado um pouco e se eu lembrar de algo a mais que ligue com o assunto, vou completando por aqui mesmo na publicação. 💋

◉ Links e Prints Complementares 

• Especialista em postura ensina exercícios para dar adeus à “pochete” (dica da Tamy)

14/02/2021
- Hoje vi uma dúvida em um grupo de modeladores e acabei me lembrando disso. Pois bem, assimetrias são normais em nosso corpo, em alguns casos de uso de modeladores/cintas de elástico e até corsets a pessoa com o tempo começa a notar uma assimetria no corpo, começa a notar a cintura mais acentuada de um lado do corpo. Pode ser que isso indique uma escoliose (que só um ortopedista pode confirmar) mas pode ser que na hora de se sentar você esteja apoiando o corpo mais de um lado, falo isso pois já vi acontecendo em quem usava corset, digamos, mais "fraquinho". Vou tentar explicar melhor pois até eu fazia isso no meus tempos de uso diário de corsets e quando notei nos outros isso acabei corrigindo... 
Sabe quando você se senta no computador, está lendo algo e sem querer você se inclina de lado para apoiar no braço da cadeira? Quando a cadeira não tem braço e a mesa é grande você ainda tem a mesa para apoio, mas se não, a gente fica bem igual a segunda imagem acima.

Bom, quando você fica inclinada, por exemplo para a direita, adivinha o que acontece? A peça curva mais ali do que do outro lado. Lembra dos movimentos das barbatanas em espiral que coloquei no começo do tópico? Então!

Infelizmente não achei nenhuma imagem de frente para ilustrar legal este inclinado, mas acho que deu para entender. Por isso, neste caso, fique atenta na altura do apoio do seu braço em relação a sua mesa de trabalho, quando o apoio da cadeira está bem alinhado, a tendência é você não dar esta inclinada pro lado. Acho que é instintivo, com o apoio ali no braço você mantém melhor a postura e lógico, como você pode notar na imagem que coloquei acima, ainda tem o apoio nos pés, uma cadeira com bom apoio na lombar e ficar atenta na altura do computador dentro do seu campo de visão também vão te deixar mais alinhada ainda.

03/03/2022 - Gente fiz uma publicação só para falar de acessórios (plaquetas/talas) para deixar a frente do seu modelador mais chapada, clique aqui
Fique de olho na sua postura mesmo usando cintas / modeladores estruturados Fique de olho na sua postura mesmo usando cintas / modeladores estruturados Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.