recent posts

O que são tecidos moles?

Recebi esta pergunta outro dia em off e acabei não entendendo do pq num primeiro momento, acredito que uma resposta dada um pouco na correria de forma generalizada acabou informando de forma bem equivocada.

A pessoa que me perguntou sobre os tecidos viu em um lugar (me mandando o print) a seguinte pergunta:

- CINTA/MODELADOR modela gordura dura?

em seguida veio a resposta:

- "MODELA TODOS OS TECIDOS MOLES, isso inclui gordura, músculos, etc.

Houve também um comentário em resposta a um questionamento parecido onde dizia que a cinta/modelador "REDUZ tecidos moles".

Diante da resposta dada na correria (que raio que está neste 'etc'?) e o questionamento sobre O QUE SÃO TECIDOS MOLES que me fizeram, achei legal deixar a informação tanto aqui quanto no grupo Waist Training Brasil.


 "As partes moles correspondem a um grupo de tecidos localizados entre a epiderme (pele) e as vísceras (entranhas, os intestinos, os órgãos internos), excetuando-se os ossos.

Os TECIDOS MOLES incluem os VASOS SANGUÍNEOS, VASOS LINFÁTICOS, MÚSCULOS, TECIDO GORDUROSO, APONEUROSES, TENDÕES e os TECIDOS SINOVIAIS (revestimento das articulações) equivalendo a cerca de 50% do peso corporal de um adulto.

 Fonte: American Cancer Society (09/02/2016)"

"Logo, os tecidos moles são todos aqueles tecidos que interligam, apoiam ou protegem outras estruturas do corpo humano.

Após alguma lesão ou doença, os tecidos moles são capazes de voltar à sua forma original, praticamente sem nenhuma alteração. Contudo, é necessário estimulá-los! Eles possuem a capacidade de voltar a sua condição inicial após o relaxamento. Porém, um tecido mole pouco estimulado pode sofrer regressão.

Fonte: Reabilitech.com.br (06/12/17)"

Usando o mínimo de raciocínio lógico, depois de lermos as duas informações acima, se pensarmos em "REDUZIR" alguns destes tecidos, verá que é perigoso para o funcionamento do corpo.

Como disse, acredito que a resposta foi dada na correria sem o cuidado que ela merecia e assim evitando o possível surgimento de lendas já tãããããoooo corriqueiras em grupos no Facebook.

Já publiquei anteriormente que cintas/modeladores não modelam músculos, e sim impedem a hipertrofia , traduzindo mais ainda em miúdos, impede o desenvolvimento exagerado do músculo ('impedir' é bem diferente de 'modelar', de dar uma outra forma). Para você que não leu o texto aqui no blog, clique aqui - além do texto, tem também um print de um dos fabricantes que desenvolveu uma peça mais estruturada (que fica entre uma cinta e um corset) usada para waist training e que da respaldo a esta informação.

Sobre o tecido adiposo (gordura), outro item que é necessário ter muito cuidado em transmitir a resposta para leigos evitando termos "técnicos", pois é notório que a procura por cintas/modeladores é feita bastante por um grupo que em sua maioria acha que apenas a peça fará a pessoa reduzir porcentagem de gordura no corpo e até emagrecer. Aqui no blog já tem outro texto sobre isso, se você não leu, clique aqui e aqui. Nele você encontrará diversos links complementares sobre o assunto e que dão respaldo a informação. A gordura diminui em tamanho/volume, a gordura pode até morrer mas ela é substituída, ou seja, a medida que ela morre seu corpo faz com que uma outra surja, ou no mesmo lugar onde morreu ou em outro ponto do seu corpo onde você tem mais propensão em acumular gordura.

Se você é uma pessoa esperta e quer eliminar gordura do corpo, cuide da sua alimentação e faça exercícios, isso é para seu próprio bem hoje e no futuro.

É extremamente necessário ter muita atenção e responsabilidade ao se usar termos "técnicos" para pessoas leigas e sem querer levar informações truncadas para massa.

Mais abaixo você encontrará mais imagens de cada um dos "itens" que fazem parte dos tecidos moles. Desta forma você tem uma ideia visual e bem mais ampla do que se trata e se for o caso, consiga questionar com bem mais embasamento certas informações passadas de maneira superficial e generalizada muitas vezes ditas por pessoas mais leigas que você.

◉ Prints e Links Complementares



print - google - site ACCAMARGO

print - google - ABOUT KIDS HELTH
print - VIX VIVA | Gordura Dura = GORDURA VISCERAL = gordura entre os órgãos

 Cinta/Modelador NÃO VAI modelar gordura que está entre os órgãos - esta gordura É PERIGOSA E DEVE SER eliminada com alimentação adequada e exercícios e não com modelador. (+ sobre gordura, clique aqui)


vasos sanguíneos

vasos linfáticos

sistema nervoso

músculos
Músculos e ligamentos
aponeurose também um tecido mole - parte branca das 2 imagens acima

ilustração - tecido adiposo/gorduroso (lembrando que ele pode estar presente na parte subcutânea, visceral (entre os órgãos), inclusive gordura nas veias do corpo o que pode causar um belo infarto.
(+sobre gordura, clique aqui)

tendão da mão
Aponeurosis - fibra muscular.
Sistema Articular - membrana sinovial e afins

• Achei este vídeo (logo abaixo) incrível! Mostra todo o sistema linfático, lembrando que as linfas também é um tecido mole. Comprometer o funcionamento dele pode trazer prejuízos ao corpo humano (+no video). Imaginem agora um sistema como este todo comprometido porque a peça que usa diz que >>REDUZ<< TODOS os TECIDOS MOLES.



Lesão por pressão

Texto que conta um pouco das úlceras sobre pressão. Um exemplo: pessoas que estão com problemas de saúde, não pode ficar muito tempo deitadas nem sentadas, com o tempo a pressão do peso do corpo sobre a pele + abafado também causa feridas bem sérias - mais detalhes, clique aqui.

• Outros transtornos dos tecidos moles

• Tecidos moles ou de matriz extracelular rica em fibras de colágeno e elastina: o que são, qual sua importância?

• Outro video bacana sobre os perigos da gordura visceral - gordura entre os órgãos (tecido gorduroso, como vimos, é um tecido mole)



print: informação modelador estruturado Elastique - página BULA > PÓS OPERATÓRIO.

O que são tecidos moles? O que são tecidos moles? Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.