recent posts

Uso meu modelador/cinta mais estruturado faz um mês por 24h desde o início, só tiro para tomar banho. Isso pode trazer algum problema?

SIM, vai! Antes de mais nada, é importante que a pessoa ANTES de comprar sua peça, leia as orientações dada pelos fabricantes. Em todos eles você encontrará informações bem claras sobre o uso correto das peças, na dúvida, fale com o atendimento dos fabricantes.

Baseada nas orientações que já li vindas dos fabricantes deste tipo de peças, que NÃO SÃO CINTAS COMUNS NEM PÓS CIRÚRGICAS, o que posso dizer sobre esta questão de maneira geral e mais mastigado para facilitar o entendimento…


HORAS RECOMENDADAS


A grande maioria dos fabricantes deste tipo de peça recomendam inicialmente fazer o período de adaptação da peça de forma gradual, leia mais sobre aqui. Independente que você já tenha o costume de usar roupas apertadas, corsets e até cintas destas mais comuns, não pule esta etapa da adaptação.

Em se tratando de qualquer peça de alta compressão estruturada é desaconselhado submeter o corpo ao aperto extremo logo de cara e usar por tempo integral - além da recomendada, pois há sim problemas de saúde ocasionados por este tipo de uso, que vão desde enfraquecimento muscular e assoalho pélvico, comprometimento da circulação, pressão sanguínea e etc. A grande maioria recomenda o uso destas peças por até 8 horas diárias + sobre isso, com prints de alguns fabricantes, clique aqui.

“O uso de cintas abdominais muito apertadas e por longos períodos pode prejudicar a circulação por aumento da pressão intra-abdominal. Com isso, pode levar ao aparecimento de varizes e vasinhos”, afirma o angiologista Rodrigo Fukushima. Essa pressão abdominal afeta diretamente vasos importantes que se estendem até os membros inferiores e que permitem que o sangue saia desta região e vá para o coração. (leia matéria completa, clique aqui)

Acredite, não precisa morar dentro deste tipo de peça para ter um resultado bacana. Tenha, paciência!

"EFEITO REBOTE"


Em geral pessoas que buscam rapidez nos resultados tem a tendência de cometer excessos logo de cara, abusam nas horas usadas e aperto. O que todas que buscam rapidez ou mesmo resultados extremos logo de cara não sabem é do "efeito rebote".

Resposta a uma cliente que pretendia comprar uma peça menor apenas pelo fato de ja ter conseguido fechar nos últimos fechos.
... FORÇAR DEMAIS O CORPO TEM MAIS CHANCES DE CAUSAR PROBLEMAS À SAÚDE, ALÉM DO CORPO TENTAR RETOMAR AS FORMAS ORIGINAIS ASSIM QUE O USO DEIXA DE SER FEITO...

Resultados rápidos são os menos duradouros na grannnnnnde maioria dos casos. Se pensar bem, este tipo de orientação vale para ene coisas da vida! 😉 

Este item tem ligação com uma publicação que já fiz aqui no blog: Mudança de fecho (colchete), quando mudar para próxima fileira? Só clicar aqui para ler.

NOTA: "efeito rebote" foi o termo que utilizaram na época, nos casos de compressão/aperto excessivo no treino tanto relacionado ao uso de modeladores estruturados de elástico quanto corsets, para descrever sobre o corpo retornar as formas originais assim que o uso da peça deixa de ser feito.

TOLERÂNCIA AO APERTO


Pessoas que tem o costume de usar peças de alta compressão, inclusive cintas comuns do tipo tubo sem uma modelagem adequada para anatomia do corpo humano, é comum associarem o conforto proporcionado por uma peça que respeite o mínimo da anatomia à “falta de aperto” e consequentemente acham que a peça não está fazendo efeito e são exatamente estas pessoas que é um pulo para que cometam excessos...

imagem ilustrativa: não to "tintindo" nada...

Este tipo de situação também é prevista pela maioria dos fabricantes, muitos alertam nos sites de vendas bem como nos grupos que atendem as consumidoras destas peças, algo tipo:

Caso isso aconteça não há motivos para se preocupar, isso significa que você pode ter uma tolerância maior ao aperto e facilidade em suportá-lo... a peça continuará atuando e lhe dando resultados… (Estes casos são comuns em quem já usa cinta modeladora ou Corset.)

Se você se encaixa na “turma da tolerância ao aperto” seja atenta a esta informação para que você não cometa excessos que lá na frente trará consequências P-R-I-N-C-I-P-A-L-M-E-N-T-E em se tratando de saúde. A conta dos excessos S-E-M-P-R-E chega, te garanto!

HIGIENE


Outra questão que podemos levantar é sobre a higiene da peça. É interessante que depois de um longo período de uso, seguindo a recomendação de horas de uso do fabricante, deixar a peça arejar um pouco e lógico, depois de diassss de uso você deve fazer a lavagem seguindo as orientações do fabricante da sua peça.

Foto da Fernanda Silva dando uma banho na peça dela.

Por mais que você use o liner (um tubinho de malha, leia mais aqui), ele não impede totalmente que seu suor impregne na peça. Alergias de pele por conta do uso de peças sem a devida higiene são corriqueiras.

MANCHAS NA PELE



Pele sendo extremamente comprimida por um longo período? Cuidado com lesões na pele por causa da pressão, leia mais aqui.

EXERCÍCIOS


Alguém que expressa que só tira a peça para tomar banho pode ser que também esteja neglicenciando a orientação dada pela maioria dos fabricantes quando o assunto são exercícios. 

Em se tratando de peças de alta compressão mesmo as de elástico, se houver abuso no uso e ajuste pode sim contribuir para perda de volume e tônus muscular.



Se você usa estes tipos de peças diariamente (para a prática do Waist Training, saiba mais aqui), é importante manter o tônus e fazer o fortalecimento muscular do core. Se você nunca leu o fabricante da sua peça falando isso, clique aqui para mais informações.

HORA DO ALMOÇO E IDAS AO BANHEIRO


Usando 24h? Só tira para tomar banho? Então, tem estas 2 questões também que são interessantes para se considerar...


Na hora do almoço tem as pessoas que comem tranquilamente com estes tipos de peça e também tem as que não. Mas aqui entra um “pequeno detalhe”, saiba que já existe recomendação por um dos fabricantes deste tipo de peça para retirar e vesti-la novamente em torno de 60 a 90 minutos após a refeição.


E fica uma ressalva, pessoas com problemas de refluxo/digestivos tenham atenção redobrada nesta hora. 🙏


Em se tratando do número 2 em relação a estas peças de alta compressão que ficam entre uma cinta (por causa do tecido) e um corset (por causa da estrutura e modelagem), como algumas peças tratadas aqui no blog, podem sim influenciar na evacuação e forçar o períneo. Se você está com este tipo de peça no momento 💩 do dia, não faça disso um hábito. Para saber mais, clique aqui.

serviu direitinho...

Todos os itens que destaquei são agravados quando a pessoa também teve a "brilhante" ideia de ter comprado uma peça menor que a indicada, leia mais aqui e/ou também tem doenças/problemas de saúde prévios, leia mais aqui.

Bom é isso, achooooo que consegui juntar a maioria das coisas que já li sobre as consequências que podem envolver este tipo de excesso no uso destas peças. Se lembrar de mais vou completando por aqui mesmo...

Já diz o sábio, tudo em excesso faz mal! Ainda mais neste caso, não tem motivo de ser diferente, né!? 😉
Uso meu modelador/cinta mais estruturado faz um mês por 24h desde o início, só tiro para tomar banho. Isso pode trazer algum problema? Uso meu modelador/cinta mais estruturado faz um mês por 24h desde o início, só tiro para tomar banho. Isso pode trazer algum problema? Reviewed by Iris on Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.